No início da semana, a BMW Motorrad anunciou a chegada de novas nakeds ao mercado europeu. A apresentação foi programada para ser realizada via internet, com transmissão pelas redes sociais da marca bávara. E a espera pelas novidades chega ao fim com o lançamento de duas motos do segmento para o velho continente: G 310 R e a hypernaked S 1000 R.
A pequena G 310 R já havia sido apresentada há algumas semanas na Índia, e teve sua versão para a Europa mostrada pela BMW Motorrad. Seu motor é o conhecido monocilíndrico de 313 cm³ que também equipa a G 310 GS, com refrigeração líquida e entrega 34 cv de potência máxima a 9.500 rpm e 2.8 kgf.m de torque em 7.500 giros. Agora a usina está homologada para as normas Euro5.
A naked de entrada da marca alemã, que é desenvolvida em parceria com os indianos da TVS Motors, ganhou farol mais angulado e iluminação em LED, além de acelerador eletrônico, regulagens para os manetes e embreagem deslizante mais leve, que evita travamento da roda traseira.
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A nova G 310 GS chega às lojas europeias da BMW Motorrad em três combinações de cores: branco com azul, preto com branco ou preto, branco e vermelho. Seu preço parte de 5.700 euros, aproximadamente R$ 36 mil em conversão direta.
Já a S 1000 R é a nova geração da hypernaked derivada da superbike S 1000 RR. Ela chega ao mercado europeu para disputar mercado com as poderosas novidades do segmento, como poderosas Ducati Streetfighter V4, MV Agusta Brutale 1000RR, Aprilia Tuono V4 e Triumph Speed Triple. A invocada naked alemã ganhou um visual renovado, mais agressivo, com motor potente e chassi mais leve.
Seu motor também é o mesmo da superbike alemã, um tetracilíndrico em linha de 999 cm³, mas ao contrário do usado em “sua irmã”, ele não conta com comando de válvulas Shiftcam. A usina entrega potência máxima de 165 cv a 11.000 rpm e 11.6 kgf.m de torque em 9.250 rotações.
A transmissão vem com embreagem deslizante e, para reduzir o consumo e os níveis de ruído, 4ª. 5ª e 6ª marchas possuem relações mais longa. Ela também será equipada pela primeira vez com controle dinâmico do freio-motor (MSR), oferecido como opcional.
O chassi da hypernaked alemã também é baseado no da superbike S 1000 RR e ficou mais leve que o da geração anterior. Ele está mais estreito na região dos joelhos, oferecendo uma posição de pilotagem mas relaxada e com mais mobilidade ao condutor. O guidão também conta com diferentes níveis de ajuste, aprimorando a ergonomia.
A suspensão dianteira conta com garfo telescópico invertido de 45 mm com ajuste na pré-carga da mola e níveis ajustáveis de recuperação e compressão, enquanto a traseira utiliza braço oscilante de alumínio com sistema Full-floater pro e ajustes de compressão, rebote e pré-carga de mola. Ela fica posicionada mais longe do eixo e do motor, o que evita com que ela aqueça por conta do calor e fique mais estável, conferindo melhor amortecimento.
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Os freios dianteiros contam com discos duplos de 320 mm e pinça fixa de quatro pistões, enquanto atrás é usado disco simples de 220 mm e pinça de pistão único. As rodas são em liga leve, calçadas com pneus 120/70 e 190/55. A nova S 1000 R traz Dynamic Traction Control (DTC) e ABS Pro de série, ajustáveis em três modos (Road, Rain e Dynamic).
O painel também é compartilhado com a superbike S 1000 RR, uma tela em TFT de 6,5 polegadas de fácil leitura e com ampla gama de funções e informações. Uma mudança marcante está na dianteira, que teve o farol assimétrico trocado por uma nova lente com iluminação em LED e alcance otimizado. Farol Pro é oferecido como opcional.
A nova BMW S 1000 R chega às lojas europeias a partir de 2021 em três opções de cores: cinza com vermelho, cinza com detalhes em amarelo e no padrão tricolor com tons em branco, azul e vermelho. Seu preço começa em 14.800 euros. Não há informações sobre a chegada do modelo ao mercado brasileiro.