A história da IMZ-Ural começa em 1939, durante os preparativos da União da República Socialista Soviética (URSS) para a Segunda Guerra Mundial, quando Josef Stalin ordenou aos militares russos que desenvolvessem uma nova motocicleta para os combates.
As origens da IMZ-Ural estão ligadas ao desenvolvimento da Frente Oriental durante a Segunda Guerra Mundial. Stalin ordenou que os militares soviéticos se preparassem em todas as áreas possíveis, incluindo as forças terrestres que defendiam a União Soviética contra a invasão de tanques e da infantaria alemães.
Foi realizada uma reunião no Ministério de Defesa Soviético para conceber uma motocicleta que seria adequada para o Exército Vermelho. A motocicleta foi “modelada” com base na BMW dos anos 1930 chamada R71, que a Alemanha nazista forneceu à União Soviética depois que os países assinaram um pacto de não agressão, o Molotov – Ribbentrop, em 1939.
A BMW R71 estava perfeitamente de acordo com os requisitos do Exército Vermelho e, por isso, cinco unidades foram secretamente compradas. Os engenheiros soviéticos em Moscou fizeram a engenharia reversa do design nos mínimos detalhes, criando moldes e matrizes para produzir os motores e as caixas de câmbio. No início de 1941, os protótipos da motocicleta Dnepr M-72 foram mostrados a Stalin, que imediatamente tomou a decisão de colocá-la em produção. Uma dessas BMW originais compradas pelos intermediários suecos é exibida no museu da fábrica IMZ-Ural.
Em 1941, a BMW iniciou a produção em série da R75 e finalizou a produção do R71. À medida que a eficaz produção das M-72 aumentava, a Fábrica de Motos de Moscou foi criada, mas os estrategistas soviéticos temiam que a fábrica de Moscou fosse atacada pelos alemães, então decidiram mover a fábrica de motocicletas para o leste, na cidade de Irbit, na região dos Montes Urais, localizada na periferia da Sibéria. Irbit já era conhecida como um importante centro de comércio e feiras na Rússia, antes da Revolução de 1947.
O único edifício disponível era uma cervejaria fora da cidade, que foi convertida em um edifício de pesquisa e desenvolvimento para se preparar para a construção de uma nova instalação para produzir as M-72. Em 25 de outubro de 1942, o primeiro lote de motocicletas foi para o combate. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 9.000 motocicletas M-72 foram entregues.
Em 1950 a fábrica foi ampliada e a motocicleta número 30.000 foi produzida. Inicialmente, a URAL foi construída apenas para fins militares. No final da década de 1950, a fábrica da KMZ na Ucrânia tornou-se fornecedor das forças armadas, e a IMZ Irbit Motorcycle Works se concentrou em fabricar bicicletas para a população. Em 1957, as linhas de produção M-72 foram vendidas para a República Popular da China. As exportações começaram em 1953. A IMZ-Ural é um dos poucos fabricantes russos de motocicletas com sidecar do mundo, alcançando 3,2 milhões de motos vendidas.
Em 1950 a fábrica foi ampliada e a motocicleta número 30.000 foi produzida. Inicialmente, a URAL foi construída apenas para fins militares. No final da década de 1950, a fábrica da KMZ na Ucrânia tornou-se fornecedor das forças armadas, e a IMZ Irbit Motorcycle Works se concentrou em fabricar bicicletas para a população. Em 1957, as linhas de produção M-72 foram vendidas para a República Popular da China. As exportações começaram em 1953, principalmente para o Reino Unido, Austrália, França, Holanda, Bélgica, Espanha, Grécia, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Alemanha, Egito, Irã, África do Sul, Brasil, Uruguai, Paraguai e EUA. A IMZ-Ural é um dos poucos fabricantes russos de motocicletas com sidecar do mundo, chegando em 3,2 milhões de Ural vendidas.
O modelo 2020 de entrada é a Ural CT, com tração simples, para uso diário nas cidades. A Ural Gear Up tem tração nas duas rodas, a da moto e a do sidecar, e foi projetada para enfrentar terrenos acidentados do fora de estrada. As motos da Ural vem equipadas com um motor Boxer com 749 cm³, de dois cilindros opostos, quatro tempos, refrigerado a ar, com injeção dupla de combustível, câmbio de quatro marchas e marcha ré, transmissão por cardã, tração do sidecar por eixo, embreagem a seco de dois discos, amortecedores de mola com regulagem na pré carga, freios a disco Brembo nas três rodas, aros de alumínio, roda sobressalente, pneus Heidenau e pintura eletrostática para suportar as mais severas intempéries.
A aparência externa do motor indica que tudo continua igual, mas ele já é produzido com alto controle de qualidade, melhores ligas e tolerâncias das peças. A velocidade máxima fica em 120 km/h e o consumo de combustível marca médias de 16 km/l na cidade. Com o tanque de combustível de 18 litros ela encara quase 300 km no asfalto.
Dentre os equipamentos de série nos modelos mais sofisticados encontramos pá utilitária dobrável, suporte de bagagem, tomada 12 V, faróis em LED e tanque de combustível, sendo um deles bem divertido, pois imita um galão de combustível, mas na verdade armazena uma garrafa de vodka e dois copos.
A IMZ-Ural transformou-se em uma sociedade anônima aberta em novembro de 1992, a “Uralmoto Joint Stock Company”, uma entidade privatizada com participação de 40% pela administração e funcionários por meio de doação, 38% em leilão com vales de privatização e 22% retidos pelo governo. Em julho de 2000, a empresa foi reorganizada com as ações do governo sendo redistribuídas aos investidores.
No início de 1998, o negócio foi comprado por interesses privados russos e não é mais uma empresa estatal. Os proprietários privados determinaram novas idéias, investimentos, gerenciamento, técnicas de produção, projetos, tecnologia e controle de qualidade de produtos recebidos, em processo e acabados. Em 2000, a empresa foi vendida para três empreendedores e dividida em três componentes nas instalações, de produção de energia, venda de fundição e forja.
A Ural CT com tração simples parte de U$ 15.549 dólares, a Gear Up com tração nas duas rodas traseiras custa U$ 17.549 dólares, a Sahara Special Edition U$ 20.969 dólares e a Sportsman Adventures Camp Wandawega Edition custa U$ 21.189 dólares.
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