Notícias

Nova Yamaha YZF-R3 chega ao Brasil em agosto

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/07/2019
  • Atualizado: 23/07/2019 às 8:57
  • Por: Willian Teixeira

A linha 2020 da Yamaha YZF-R3 chega ao Brasil na primeira semana de agosto, com visual ainda mais aerodinâmico, totalmente inspirado nos outros modelos da família R, como YZF-R6 e YZF-R1.

Toda a carenagem da moto foi desenvolvida em túnel de vento, o que contribuiu para a melhoria da área de arrasto, proporcionando o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em comparação à geração anterior.

Veja também:
Yamaha renova superesportivas YZF-R1 e YZF-R1M
Kawasaki Ninja ZX-6R: melhorada e sem concorrência
Ducati 916 faz 25 anos e Panigale V4 ganha série comemorativa

A motocicleta conta com duto de entrada de ar em forma de M, cujo desenho é inspirado na peça que está nas motos que são pilotadas por Valentino Rossi e Maverick Viñales na MotoGP. O duto central entre os faróis tem como função direcionar o fluxo de ar para o radiador, otimizando o sistema de resfriamento do motor. Seu pára-brisa foi inteiramente redesenhado, ganhando um visual mais arrojado e aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete do piloto.

Entrada de ar do duto central ajuda a otimizar o sistema de resfriamento da moto (Divulgação/Yamaha)

A parte frontal da nova YZF-R3 combina o novo design da carenagem com os dois faróis e luzes de posição inteiramente em LED. Outra melhoria em seu design que colaborou com sua aerodinâmica está no tanque de combustível, que teve sua altura reduzida em 20 mm, permitindo que o piloto consiga baixar ainda mais seu tronco sob a peça, fazendo com que a resistência e o arrasto do vento se diminuam ainda mais. Ele também está 31,4 mm mais largo, aumentando a ergonomia e promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto, dando mais apoio nas curvas. Sua capacidade é a mesma, de 14 litros. O guidão teve a altura reduzida em 22 mm para compor o novo posicionamento do condutor e melhorar a aerodinâmica.

O novo painel da Yamaha YZF-R3 2020 é totalmente digital e conta com caracteres grandes, indicadores reposicionados, alto contraste, layout mais limpo e de fácil leitura. Ele traz informações como indicador de combustível, marcha, conta-giros, além da temperatura do líquido de arrefecimento, indicador de troca de óleo, hodômetro total e 2 parciais, além do Shift Light, luz de advertência que avisa o momento certo para se trocar de marcha. Ele pode ser ajustado de acordo com a preferência do condutor.

O motor não teve mudanças e continua sendo o bicilindrico de 321 cc que conta com comando duplo, 4 válvulas por cilindro e é capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

A suspensão dianteira possui amortecedores invertidos do tipo USD, com 130 mm de curso, que garantem leveza, agilidade e desempenho esportivo, além de maior controle e estabilidade na pilotagem. Na traseira, a suspensão da R3 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

Os freios possuem ABS, e na dianteira seu sistema é formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado flutuante com 298 mm de diâmetro. Já na na traseira o conjunto consiste em um disco ventilado de 220 mm e uma pinça com pistão único.

Versão Monster Energy MotoGP Editon combina cores da equipe de Valentino Rossi (Divulgação/Yamaha)

A nova YZR-R3 conta com garantia de 4 anos e revisão preço fixo Yamaha, que auxilia seus proprietários a controlarem os gastos com a manutenção da motocicleta, e estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da primeira semana de agosto.

O modelo terá três opções de cores: vermelho fosco metálico, azul metálico e a versão Monster Energy MotoGP Edition, que combina preto metálico com azul brilhante. As duas primeiras opções custam R$ 23.990 + frete, enquanto a última custa R$ 1 mil a mais, além do frete.

Vermelho Fosco Metálico é uma das opções de cor da nova YZF-R3 (Divulgação/Yamaha)
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado