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Husqvarna 701 Supermoto: poderosa e insuperável na cidade

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/10/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

No meu mundo ideal, como motociclista aficionado, a garagem dos sonhos certamente teria várias motocicletas, de estilos diferentes e complementares. A moto do dia a dia poderia ser um maxiscooter, para viajar, uma maxitrail, uma esportiva para fazer trackdays e, porque não, uma supermotard como esta Husqvarna 701 Supermoto para descarregar o estresse da semana, seja acelerando de semáforo a semáforo, seja para ir até um kartódromo e radicalizar com as possibilidades que ela oferece.

Quase ia me esquecendo, teria uma moto off-road também, para tentar alguns pulos, pois, apesar de não ter toda a habilidade necessária, gosto disso. Aliás, com esta 701 SM na lista, bastaria ter um jogo de rodas e pneus ideais para fora do asfalto, já que a moto dá conta do recado facilmente. Essa suposição, logicamente, baseia-se em possibilidades financeiras quase infinitas de um ser humano muito bem colocado na vida.

A Husqvarna 701 Supermoto é divertida mesmo nas ruas da cidade

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A 701 Supermoto é uma moto especial, ou seja, embora possa ser emplacada, foi concebida para competições, portanto não procure badulaques nem conforto, pois tudo nela é prático e minimalista. O lance dela é diversão, e se você tem sangue nos olhos, averigue onde é o kartódromo mais próximo, porque é ali que você vai se sentir no habitat dela e desfrutar cada metro de asfalto como se fosse o último.

701 Supermoto da Husqvarna é ágil em mudanças de direção

O chassi é do tipo treliça em aço e foi combinado a um subquadro em poliamida de apenas 5,2 quilos, e é nele que o tanque de 13 litros de capacidade é integrado, diminuindo e distribuindo o peso de maneira a favorecer agilidade.

O guidão é bem largo (tal qual o de uma moto off-road) e o banco vai quase até o canote, oferecendo espaço suficiente para dançar um tango enquanto se pilota, porém é duro feito pedra, por isso os passeios devem ser curtos. Viajar nem pensar, mas, para quem não abre mão disso, a concessionária PowerHusky, única da marca no país, oferece um assento especial australiano, mais macio, para minimizar o desconforto.

O tanque da Husqvarna 701 Supermoto tem capacidade para 13 litros

Todos os componentes da 701 são de altíssima qualidade e grife de renome: o sistema de freios com pinça radial monobloco de quatro pistões é assinado pela Brembo, as suspensões são WP (curso de 215 mm na frente) totalmente reguláveis, sendo a bengala esquerda responsável pela compressão e a direita pelo retorno hidráulico.

Atrás, um amortecedor montado sobre links tem as mesmas regulagens, sendo que na compressão é possível o ajuste de alta e baixa velocidade de passagem do óleo. A eletrônica é elementar: acelerador RBW (Ride by Wire) e ABS. Não há controle de tração, mas a embreagem deslizante controla as derrapagens nas reduções de marcha mais bruscas.

A Husqvarna 701 Supermoto traz suspensões ajustáveis e freios ABS

A 701 Supermoto é capaz de ser dócil e rodar mansamente numa tocada de final da tarde, quase sem fazer barulho, mas também pode ser estúpida e fazer a frente subir a todo instante apenas girando o punho direito com mais rispidez e vontade.

A brincadeira fica ainda mais divertida quando você vai até uma estrada repleta de curvas ou a um kartódromo. É divertido aproximar-se das curvas deixando para reduzir e frear no último instante, pois o sistema de freio é potente e seu ABS pode ser desligado para deixar o piloto utilizá-lo como bem entender e aumentar os níveis de endorfina.

Minimalismo no painel da Husqvarna 701 Supermoto

Derrapar nas entradas de curva, deitá-la até raspar as pedaleiras, não importa se fazendo o pêndulo ou com a perna para fora ao estilo off-road, é sensacional, e não é preciso ser um piloto agressivo para se divertir, pois ela permite abusos, e os bons pneus Continental Conti Attack permitem ângulos de inclinação cuja sensação é a de estar em uma MotoGP. Resumindo, é uma moto para se divertir muito.

Infelizmente por conta destes tempo de pandemia, os preços são divulgados apenas sob consulta, mas antes dessa alta frenética do dólar que vivemos atualmente ela já custava R$ 80.000, então você já sabe o que esperar.

Texto: Ismael Baubeta
Fotos: Renato Durães

O motor da Husqvarna 701 Supermoto é um monocilíndrico de 692,7 cm³

Dados de fábrica

Motor monocilíndrico, arrefecido a água, OHC, 4 válvulas, câmbio de seis velocidades

  • Cilindrada – 692,7 cm³
  • Potência máxima – 74 cv a 8.000 rpm
  • Torque máximo – 7,2 kgf.m a 6.750 rpm
  • Diâmetro X curso do pistão – 102 mm X 84,5 mm
  • Taxa de compressão – 12,6:1
  • Quadro – treliça em aço
  • Cáster – 63°
  • Trail – Não declarado
  • Suspensão dianteira – Garfo invertido com 215 mm de curso, totalmente ajustável
  • Suspensão traseira – Monoamortecedor com curso de 250 mm, totalmente ajustável
  • Freio dianteiro – Disco de 320 mm, pinça radial monobloco de 4 pistões (ABS)
  • Freio traseiro – Disco de 240 mm, pinça de 1 pistão
  • Modelo do pneu – Continental Conti Attack
  • Roda dianteira – 120/70-17”
  • Roda traseira – 160/60-17”
  • Capacidade do tanque – 13 litros
  • Peso seco – 145 kg

Husqvarna 701 Supermoto é trail minimalista

Pontos positivos

  • Torque
  • Agilidade
  • Freios

Pontos negativos

  • Conforto
  • Preço

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