A nova Honda XRE 300, ao contrário do que seu design totalmente reformulado sugere, mantém praticamente a mesma boa base técnica do modelo antecessor. A inovação é o freio ABS que atua nas duas rodas e substitui o C-ABS (sistema de freio combinado entre as rodas assistido também por ABS), a mudança ajudou a reduzir o peso (seco) de 153 kg para 148 kg.
Um consenso entre todos que viram a moto: o design da XRE 300 ficou muito mais bonito e moderno. A tendência de linhas mais marcadas por vincos e recortes pode ser vista por todas as peças plásticas da moto. As abas laterais do tanque ganharam volume e agora protegem mais as pernas do piloto, na estrada a melhor penetração aerodinâmica é bem perceptível, não é preciso fazer força para manter as pernas coladas ao tanque.
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O motor monocilíndrico de 291,6 cm³ com tecnologia Flex, é capaz de gerar 25,6 cv a 7.500 rpm e 2,8 kgf.m a 6.000 rpm abastecida com etanol. Apesar dos números não serem exagerados, são suficientes para as boas respostas ao giro do acelerador. Viajando por autoestrada a 120 km/h ainda tem uma sobra para ultrapassagens com vigor, aumentando a segurança nessa condição.
Agora todas as luzes da moto são de LED, inclusive as luzes de posição. Os novos formatos do farol, piscas (muito parecidos com os da Africa Twin) e lanterna traseira valorizam o belo desenho da moto.
Apesar da nova XRE 300 não ter mudanças técnicas além do sistema de freio, agora com ABS nas duas rodas, a sensação na pilotagem é de que as mudanças foram maiores, tudo isso por conta da redução de peso de exatos 5,4 kg, as acelerações parecem mais rápidas e as suspensões parecem absorver melhor as pancadas vindas do asfalto ou da terra.
A agilidade da moto continua como uma grande virtude, assim como seu bom comportamento no fora de estrada. A moto mantém o pneu Metzeler Enduro 3 Sahara, que funciona muito bem quando acaba o asfalto, passando confiança para andar sem sustos.
Os preços divulgados estão bem próximos do que era no modelo 2018 com C-ABS. Na versão base, nas cores azul ou cinza (ambos metálicos), tem estampadas na etiqueta o valor de R$ 18 200 e as versões Adventure ou Rally, onde só muda o grafismo, o custo é de R$ 18 690 (preços sem frete).
A nova geração da trail Honda é mais uma boa opção para quem gosta das motos trail, lembrando que a XRE 300, de acordo com a Fenabrave, é a segunda moto trail mais vendida do Brasil, perdendo só para outra Honda, a Bros 160. Vamos ver a resposta da concorrência. No Brasil, as principais concorrentes da XRE 300 são Yamaha Lander 250 e Ténéré 250. Acima disso, porém, com maior custo temos BMW G 310 GS e Kawasaki Versys-X 300, com motor de dois cilindros.
Texto: Ismael Baubeta Fotos: Guilherme Veloso e Honda