Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Honda, trali, rali, Dakar, Rally Dakar, CRF 250, CRF 250 Rally, motos, off-road, on road, CB 300F, CRF 250L, HRC, HRC Rally, Motociclismo, Motociclismo Online, Revista Motociclismo

Honda CRF 250 Rally traz Dakar ao seu alcance

Autor: Carlos Bazela


Com a cara do protótipo usado pela equipe oficial de rali, esta CRF é uma versão ainda mais aventureira do que a CRF 250L, de quem toma emprestada a sua base mecânica

Honda, trali, rali, Dakar, Rally Dakar, CRF 250, CRF 250 Rally, motos, off-road, on road, CB 300F, CRF 250L, HRC, HRC Rally, Motociclismo, Motociclismo Online, Revista MotociclismoA CRF 250 Rally recupera um estilo que causava furor no fim da década de 1980, quando o mítico Rally Dakar se popularizou e não existia modelo trail que não tivesse a sua correspondente versão dakariana. Nossa protagonista faz o mesmo, tomando como base a CRF 250L, com quem compartilha a mecânica, e acrescenta uma nova carroceria, maior e mais envolvente. O “kit” inclui uma carenagem que cobre todo o motor e faz a função de protetor de cárter, enormes aletas para o radiador e um para-brisa totalmente transparente que envolve o singular grupo óptico assimétrico. Vale lembrar que a trail 250L chegou a ser lançada no Brasil em 2013, mas, importada da Tailândia, ficou cara demais e não vendeu como a Honda esperava.

Outra parte da moto que se destaca visualmente ao também seguir a linha “HRC Rally” é o painel de instrumentos. O painel digital lembra o das antigas NC 700X, mas a posição elevada e toda a estrutura de suporte exposta transmite um aspecto espartano, que remete aos modelos de competição. Outro exemplo dessa busca por um visual de protótipo de rali é o botão que permite desligar o ABS, enorme e que tem cara de improviso. Mesmo com a capacidade do tanque de combustível aumentando em pouco mais de dois litros com relação à versão L, ainda assim ele continua pequeno já que comporta apenas 10,1 litros.

Fácil e simples

Honda, trali, rali, Dakar, Rally Dakar, CRF 250, CRF 250 Rally, motos, off-road, on road, CB 300F, CRF 250L, HRC, HRC Rally, Motociclismo, Motociclismo Online, Revista MotociclismoA altura do assento é considerável (895 mm), ainda que basta subir na moto para perceber como as suspensões são macias e cedem com o peso do piloto. Na mesma linha, o manete de embreagem pode ser acionado com apenas um dedo, tamanha é a sua leveza, e os demais comandos não ficam atrás. Tudo funciona com suavidade e precisão nesta Honda.

A ergonomia não decepciona e a posição de pilotagem é confortável, ainda que deixe o piloto em uma posição mais ativa, deixando claro que estamos sobre uma moto off-road. Como não poderia ser diferente, o assento é estreito e conta com uma densidade de espuma bem firme, mas durante nosso teste surpreendentemente não se mostrou tão incômodo. Pilotando na terra ele se destaca por sua base plana e alinhada com o para-lama traseiro, o que facilita nossa movimentação em pilotagem off-road, como, por exemplo, ao atacarmos descidas mais pronunciadas. Junto à boa ergonomia, destacamos a boa visibilidade proporcionada pelos espelhos retrovisores, que não recorrem a um estilo moderninho justamente para serem funcionais. Preferimos assim.

Honda, trali, rali, Dakar, Rally Dakar, CRF 250, CRF 250 Rally, motos, off-road, on road, CB 300F, CRF 250L, HRC, HRC Rally, Motociclismo, Motociclismo Online, Revista MotociclismoAo dar a partida na CRF Rally, o som do motor baixinho e sem graça nos faz lembrar que trata-se de uma moto civilizada e que, de “protótipo de Dakar” ali, só a aparência mesmo. A mesma sensação de que falta um toque mais esportivo vem quando engatamos a primeira e arrancamos. O motor monocilíndrico com arrefecimento a líquido é moderno, gostoso de acelerar, econômico… mas parece ser pouco para o que o estilo da moto sugere. Com 22 cv a altas 8 500 rpm e 2,0 kgf.m a quase 7 000 (na roda), sentimos falta das respostas mais contundentes e imediatas que gostaríamos de encontrar (e às vezes são necessárias) para uma pilotagem off-road.

As suspensões contam com uma calibragem bastante macia, e irremediavelmente acompanham a transferência de peso nas frenagens e acelerações, contudo, no geral, realizam bem a sua função, ignorando bem os habituais imprevistos que podemos encontrar em situações off-road. Se permitissem algum tipo de ajuste, as belas bengalas invertidas de 43 mm seriam ainda melhores. Atrás podemos ajustar a pré-carga da mola em dez níveis.

Em busca de terra

Honda, trali, rali, Dakar, Rally Dakar, CRF 250, CRF 250 Rally, motos, off-road, on road, CB 300F, CRF 250L, HRC, HRC Rally, Motociclismo, Motociclismo Online, Revista MotociclismoMesmo com essa configuração focada no conforto, a CRF Rally surpreende pela agilidade da direção e de como a frente parece pregada no chão, transmitindo muita confiança ao piloto. A enorme alavanca que o guidão largo proporciona facilita ainda mais as rápidas mudanças de direção, enquanto o grande ângulo de giro nos permite manobrar em espaços bem reduzidos, o que ajuda muito na hora de enfrentar os típicos engarrafamentos urbanos e naquelas manobras para estacionar. Os pneus de série são IRC Trail, com cravos, e se cumprem a sua função muito bem na terra e são satisfatórios com asfalto seco, exigem uma atenção extra de nossa parte em pista molhada. Até pela baixa aderência dos pneus fora da terra, o ABS atua em excesso no asfalto. Esqueça o controle de tração, que a moto não oferece.

Sem dúvida, o melhor lugar para curtir as qualidades da CRF Rally é longe do asfalto. Aí sim ela se mostra a parceira perfeita para desbravar qualquer caminho inexplorado e encarar os obstáculos que vão surgindo sem reclamar e proporcionando uma pilotagem sempre muito fácil e suave.

Honda, trali, rali, Dakar, Rally Dakar, CRF 250, CRF 250 Rally, motos, off-road, on road, CB 300F, CRF 250L, HRC, HRC Rally, Motociclismo, Motociclismo Online, Revista MotociclismoConclusão

Se você é fã desse estilo dakariano, como eu, seguramente veria nessa CRF uma opção bem interessante caso ela viesse ao País. O visual desta CRF sugere muito mais desempenho do que ela realmente entrega, mas se você está ciente disso resta torcer para a Honda Brasil se animar a trazê-la. Na minha opinião, a Honda poderia ter aproveitado essa nova versão Rally para apresentar uma evolução na motorização. Imagine como ficaria uma CRF 300 Rally com o motor de 286 cm³, 30 cv e 2,75 kgf.m que já é usado na CB 300F.

Texto: Gabriel Berardi e Marcos Blanco / MOTOCICLISMO Espanha
Fotos: Juan Sanz

Comentários


error: Content is protected !!