Depois de um dia no qual tivemos a surpreendente confirmação de que Dani Pedrosa não estará mais na Repsol Honda em 2019, encerrando quase duas décadas de parceria com a HRC, o site oficial da MotoGP confirmou que o assento da RC213V não ficou vazio nem por um dia sequer, já que o espanhol Jorge Lorenzo foi confirmado como o novo piloto da marca japonesa pelos próximos dois anos, onde fará dupla com seu patrício Marc Márquez. Por enquanto, nem a Honda e nem Lorenzo se posicionaram a respeito oficialmente.
O anúncio não poderia vir em melhor hora para Lorenzo, já que sua primeira vitória pela Ducati foi nada menos do que o Grande Prêmio da Itália disputado em Mugello no último domingo. Ao todo, o piloto nascido em Palma de Maiorca tem cinco títulos mundiais, sendo três deles na MotoGP com a Yamaha, em 2010, 2012 e 2015. Os outros dois foram em 2006 e 2007, quando competiu pela Aprilia na categoria de 250 cm³.
Com a saída de Jorge Lorenzo, a marca italiana anunciou Danilo Petrucci da Pramac, equipe satélite da Ducati, como piloto oficial de fábrica ao lado de Andrea Dovizioso. “É um sonho que se torna realidade e uma grande honra me tornar piloto oficial, principalmente pra mim, que comecei como piloto de testes dos modelos de produção. Primeiro de tudo, quero agradecer a Paolo Campinoti e Francesco Guidotti que me deram a chance de correr em uma Ducati pela Pramac quatro anos atrás. Sem eles nada disso seria possível”, dsse o italiano.
Claudio Domenicali, CEO da Ducati deu as boas vindas ao novo piloto, dizendo que está ansioso para vê-lo nas cores oficiais da marca em 2019 e aproveitou para dar uma cutucada em Lorenzo. “Primeiro de tudo, gostaria de agradecer Jorge Lorenzo por todo o esforço e comprometimento que ele teve enquanto piloto da Ducati e principalmente pela incrível vitória em Mugello, domingo passado, que entrará para a história das grandes conquistas da marca. É triste que ele tenha demorado tanto para se acertar com a nossa moto”, completou o chefão, deixando claro que continuarão oferecendo ao piloto espanhol todo o possível para que ele continue vencendo nas corridas restantes da temporada.
E para quem está curioso sobre o destino de Dani Pedrosa, el já avisou que fará uma declaração em data próxima ao GP da Catalunha, que acontece em 17 de junho. Será que ele vai para a Suzuki?