BMW 9cento é conceito racional e estiloso

Autor: Carlos Bazela


BMW, 9cento, S 1000 XR, F 900 XR, BMW Motorrad, F 850 GS, sport touring, maxitrail, motos, racional, conceito, concept, Roadster, Ninety, Rolland Sands, motociclismo, Itália, Concorso d’Eleganza Villa d’Este, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, O nome pode ser italiano, mas a 9cento – se pronuncia “nove tchento” – é uma máquina 100% alemã e carrega consigo o DNA da BMW. Criada para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, famosa premiação de design realizada entre 25 e 27 de maio na região italiana da Lombárdia, a moto alia visual futurista com uma proposta racional: a de oferecer uma sport tourig de média capacidade cúbica que pode se inclinar para qualquer uma das duas vocações ao gosto do dono.

No design, as linhas modernas da carenagem revelam um modelo derivado da crossover S 1000 XR – e podem até antecipar como ela vai ser em uma próxima reformulação. Na rabeta, que é composta essencialmente pelo assento em dois níveis, a lanterna ficou abaixo do conjunto, enquanto uma “barbatana” faz as vezes de para-lama traseiro. Tudo para ispirar agilidade e leveza em um primeiro olhar. Por falar no desenho, as malas rígidas removíveis da moto são um dos seus maiores trunfos, uma vez que suas formas poligonais combinam com restante e ainda aumentam o assento da garupa quando montadas, oferecendo mais conforto.

BMW, 9cento, S 1000 XR, F 900 XR, BMW Motorrad, F 850 GS, sport touring, maxitrail, motos, racional, conceito, concept, Roadster, Ninety, Rolland Sands, motociclismo, Itália, Concorso d’Eleganza Villa d’Este, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, A outra grande sacada da 9cento é o motor, o mesmo bicilíndrico paralelo DOHC de 853 cm³ e arrefecimento líquido da maxitrail F 850 GS. Como a BMW não divulgou números diferentes, acredita-se que ele conserve na sport touring seus 95 cv de potência máxima a 8 250 rpm e os 9,38 kgf.m de torque máximos a 6 250 giros. “Nem sempre um conceito precisa ser mais ousado, maior ou mais brilhante nos dias de hoje. O foco dessa moto é atingir o senso de equilíbrio”, disse Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad.

Heinrich disse ainda que a marca alemã criou uma moto que reúne potência na medida certa com atributos confiáveis de uma sport touring e ainda oferece uma pilotagem divertida. Embora não tenha divulgado números, a BMW revela que a 9cento traz suspensões de longo curso, guidão ergonômico e um assento relativamente baixo, para favorecer viagens mais longas.

A melhor parte da história é que estamos falando da BMW. Ou seja, as chances da 9 cento se tornar um modelo de produção são grandes, uma vez que a marca bávara já transformou conceitos em motos de linha em curto espaço de tempo, como a Ninety, café racer criada por Rolland Sands, que se tornou a R nineT e a futurista Roadster, que serviu de inspiração para a reformulação da R 1200R. Será que vem por aí uma F 900XR?

Comentários


[fbcomments url="http://motociclismoonline.com.br/sem-categoria/bmw-9cento-e-conceito-racional-e-estiloso/" count="off" num="10" ]