Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Motocross, Yamaha, YZ 450F, tecnologia Wi Fi, conexão, Power Tuner, off-road, conexão, smartphone, app, aplicativo, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Yamaha YZ 450F é cross conectada

Autor: Carlos Bazela


Moto é a off-road pioneira a utilizar smartphone para melhorar seu desempenho na pista

Motocross, Yamaha, YZ 450F, tecnologia Wi Fi, conexão, Power Tuner, off-road, conexão, smartphone, app, aplicativo, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo OnlineA YZ 450F 2018 é a primeira moto de série a utilizar a tecnologia atual de uma forma inteligente, prática e, acima de tudo, útil para quem anda de moto em pistas de motocross. A Yamaha já tinha se tornado a primeira marca a oferecer uma ferramenta para personalizar mapas de injeção e ignição com o seu GYTR Tuner, entretanto, este novo aplicativo Power Tuner é um passo gigante em termos de personalização, compartilhamento de informações e controle do funcionamento.

O Power Tuner permite, através de uma ligação Wi-Fi, estabelecer uma conexão através de um aplicativo disponibilizado pela Yamaha que permite, de forma rápida e intuitiva, alterar o comportamento da YZ 450F mediante alterações dos mapas de injeção de combustível e de ignição. Além disso, o programa permite descarregar mapas preestabelecidos pela Yamaha ou por outros usuários desse aplicativo. Outra função é a possibilidade de visualizar em 3D a forma como os mapas alteram a injeção de combustível em relação a abertura do acelerador,  rotações do motor de 449 cm³ e também avanço ou atraso da ignição. Dessa forma, podemos criar mapas específicos para determinado piloto, tipo de piso ou condições climáticas. E calma que tem mais. O Power Tuner permite, em tempo real e em um raio de aproximadamente 500 metros, acessar as informações do motor em funcionamento (rotação, abertura do acelerador, temperatura do líquido de arrefecimento e do ar, voltagem da bateria, pressão atmosférica etc.) e ainda fazer um registro detalhado das manutenções efetuadas na moto ao longo de sua vida.

Entretanto, a YZ 450F 2018 não se destaca apenas pelo Power Tuner. Há muito mais. Estamos falando de uma moto totalmente nova de ponta a ponta. Além da introdução de importantes melhorias e modificações em termos de motor e gestão eletrônica, a YZ 2018 conta com uma ciclística inédita, que começa na quarta versão do chassi de treliça em liga de alumínio e termina na ergonomia repensada de cima a baixo. Começamos pelo novo motor, que, entre outras coisas, passa a contar com partida elétrica — é a primeira japonesa a oferecer esse equipamento de série —, alimentada por uma bateria de íons de lítio, de alta capacidade e 1,5 kg mais leve que uma equivalente de chumbo. O novo cilindro chega com menor inclinação e um pistão bridge box, as válvulas contam com cruzamento mais agressivo e o corpo de admissão de Mikuni agora foi a 44 mm.

Motocross, Yamaha, YZ 450F, tecnologia Wi Fi, conexão, Power Tuner, off-road, conexão, smartphone, app, aplicativo, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo OnlineO sistema de escape foi todo modificado e agora o silenciador está mais próximo do centro de gravidade. Na ciclística a novidade é o novo quadro que somado às modificações no subchassi e nas fixações do motor melhorou a centralização de massas e proporciona um equilíbrio ideal entre as sensações em curva e a rigidez em linha reta. A Yamaha manteve as bengalas AOSS (Air Oil Separate System), mas com novas calibragens. Atrás, o amortecedor KYB também foi revisto, com capacidade para mais 30 ml de óleo. O peso cheio da moto é de 112 kg.

Na pista, o que mais impressiona é a extrema facilidade do novo motor em entregar potência em abundância, mas sem violência. A capacidade de tração aumentou exponencialmente. Em termos de ciclística, estamos diante da mais neutra versão da YZ de motor invertido. As reações são previsíveis mesmo em zonas com o piso muito degradado graças a um equilíbrio perfeito no comportamento das suspensões dianteira e traseira, o que confere uma ciclística impecável e um motor de altíssimo desempenho, mas com respostas previsíveis, ajudam muito na nossa confiança e concentração na pilotagem, permitindo-nos explorar melhor todo o potencial da moto… e ganhar tempo.

Ponto final
Demorou algum tempo, mas o conceito “Forward Thinking” atingiu o seu alvo. As melhorias no quadro, na ergonomia e no motor levaram a YZ 450F a um novo patamar no segmento da motocross de 450 cm³. A partida elétrica de série é um equipamento há muito tempo esperado e que só traz vantagens aos pilotos de MX, em que cada segundo é valioso. O “Power Tuner” não é um simples gadget, mas sim um precioso auxiliar que nos permite ajustar o motor da YZ às preferências pessoais em termos de resposta e às mais diversas condições de tração.

Texto: Gabriel Berardi e Rodrigo Castro
Foto: Luís Duarte

Comentários


error: Content is protected !!