Em seu estande na edição 2018 do EICMA, o Salão de Milão, a Yamaha trouxe uma bem-vinda homenagem à YZF-R1, que não é só um de seus modelos mais desejados, como uma das superesportivas mais icônicas já criadas. Confirmando as expectativas, a marca japonesa vai disponibilizar uma edição especial de aniversário da R1 para comemorar os 20 anos da moto.
Pintada nas cores do modelo original, branco e vermelho, a superesportiva exposta no Salão é uma réplica genuína do modelo que disputou – e venceu – a edição deste ano da lendária Oito Horas de Suzuka, uma das provas de longa duração (endurance) mais conhecidas do mundo, com Alex Lowes, Michael van der Mark e Katsuyuki Nakasuga se revezando ao guidão.
Veja também:
Yamaha vai correr em Suzuka com YZF-R1M comemorativa
Yamaha revela YZF-R3 reestilizada na Europa
Yamaha apresenta nova YZF-R125 em Colônia
Limitada a apenas 20 unidades – uma para cada ano – a moto é homologada exclusivamente para uso em pistas fechadas. Para isso, vem com carenagem em fibra de carbono ECU com setup de competição e outros itens GYTR – Genuine Yamaha Technology Racing – como sistema de escape em titânio feito pela Akrapovic, supensão Ohlins TTX36 GP, também criada para protótipos de competição.
Tudo para tirar o máximo do propulsor tetracilíndrico DOHC de 998 cm³, que sai de fábrica com 200 cv de potência máxima a 13 500 rpm e 11,5 kgf.m de toque a 11 500 giros. A Yamaha ressalta que o modelo mostrado é um protótipo e a versão final da YZF-R1 GYTR, como está sendo chamado o modelo, estará disponível apenas no meio de dezembro, quando também será revelado o preço, que deverá ser bem maior do que os 24 mil euros (mais de R$ 105 mil) cobrados pela YZF-R1M.
Mas, além de ter uma edição de 20 anos da R1, limitada e com especificações de pista, quem levar uma dessas unidades para a garagem ainda recebe um curso da Yamaha Racing Experience (YRE) para aprender a tirar o máximo da moto em seu ambiente natural, a pista. Já o Salão de Milão vai até 11 de novembro, na Itália.