Durante o EICMA, o Salão de Milão deste ano, a Yamaha revelou uma edição muito especial da YZF-R1 para comemorar os 20 anos da moto. Entretanto, a marca dos diapasões não se conteve em lançar apenas uma pintura comemorativa em branco e vermelho, mas sim ma réplica genuína do modelo que disputou – e venceu – a edição deste ano da lendária Oito Horas de Suzuka, uma das provas de longa duração (endurance) mais conhecidas do mundo, com Alex Lowes, Michael van der Mark e Katsuyuki Nakasuga se revezando ao guidão.
Mas, se o fato de ser limitada a apenas 20 unidades já tornava a moto exclusiva, a Yamaha já ter fechado as reservas deverá fazer dela uma edição ainda mais rara. A marca abriu ontem um site dedicado para os pedidos da superbike – cujo preço era 39 500 euros (mais de R$ 175 mil) – e encerrou os pedidos um dia depois por conta da grande demanda que recebeu.
Veja também:
Yamaha comemora 20 anos da YZF-R1 com edição limitada
Yamaha vai correr em Suzuka com YZF-R1M comemorativa
Yamaha exibe R1 de aniversário na Inglaterra
Não é para menos. Homologada exclusivamente para uso em pistas fechadas, a R1 comemorativa vinha com carenagem em fibra de carbono, ECU com setup de competição e outros itens GYTR – Genuine Yamaha Technology Racing – como sistema de escape em titânio feito pela Akrapovic e supensão Ohlins TTX36 GP, também criada para protótipos de competição.
Tudo para tirar o máximo de desempenho do conjunto impulsionado pelo propulsor tetracilíndrico DOHC de 998 cm³, que sai de fábrica com 200 cv de potência máxima a 13 500 rpm e 11,5 kgf.m de toque a 11 500 giros. E, para aprender como domar a superbike exclusiva, cada um dos proprietários da YZF-R1 GYTR, como está sendo chamado o modelo, ainda recebe um curso da Yamaha Racing Experience (YRE). De acordo com a marca, as motos começam a ser entregues aos felizardos que conseguiram compra-la em março de 2019.