A Triumph apostou em um dos seus segmentos de maior sucesso nesta edição do Salão de Milão: o de Clássicas Modernas. Neste EICMA 2018, a marca inglesa revelou pela primeira vez ao público em geral a sua nova Scrambler 1200, que promete se destacar no segmento por suas capacidades off-road. Principalmente na versão topo de linha XE.
Já entre modelos inéditos, a Casa de Hinckley se resumiu a duas edições da Bonneville T120: a Ace e a Diamond Edition. A primeira, como diz o nome é uma homenagem ao Ace Café, o estabelecimento londrino, que se consolidou como ponto de encontro entre os motociclistas britânicos desde sua fundação, em 1938.
Veja também:
Triumph revela nova Scrambler 1200 em duas versões
Nova Triumph Speed Twin está a caminho
Triumph atualiza linha Street no Intermot
Para homenagear o local, a Bonneville T120 Ace traz pintura em cinza fosco, com diversas partes em preto e grafismos alusivos ao Ace Café, kit com eliminador de para-lama. Limitada a apenas 1 400 unidades para o mundo inteiro, cada moto vem com um certicado de autenticidade numerado, assinado pelo fundador do Ace Café, Mark Wilsmore e pelo CEO da Triumph, Nick Bloor.
Agora a Bonneville T120 Diamond Edition vem para comemorar os 60 anos do modelo, que veio ao mundo em 1959. A moto traz desenho inspirado pelos contornos do modelo original e traz o tanque pintado em branco com um grafismo da bandeira do Reino Unido em diamante. Também produzida em série limitada, a edição de aniversário terá uma tiragem menor: 900 unidades. Todas elas também acompanham um certificado com a numeração assinado pelo chefão, Nick Bloor.
Por dentro, tudo igual
Contudo, as mudanças nas duas Bonneville T120 comemorativas são apenas cosméticas. A moto conserva o motor de dois cilindros paralelos OHC de 1 200 cm³ capaz de gerar 80 cv a 6 550 rpm, enquanto o torque máximo é de 10,7 kgf.m e está disponível nos 3 100 giros. Cavalete central e manete de embreagem assistido para reduzir o esforço do piloto ao passar as marchas do câmbio de seis velocidades são outros benefícios herdados da clássica convencional.
Da mesma forma que o modelo standard, a Diamond e a Ace mesclam o visual clássico com mecânica moderna e até certa dose de tecnologia embarcada. Freios ABS, controle de tração desligável, dois modos de pilotagem, tomada USB e aquecedor de manoplas se juntam ao moderno conjunto de LEDs, que compõem a iluminação da moto.
Entretanto, a família está para ficar maior. No site da marca inglesa já circula um teaser da Speed Twin, cujos rumores já circulam na rede há algum tempo. Esperada para debutar neste Salão, a moto será revelada em dezembro. Ao que tudo indica, ela será uma versão mais contemporânea da Bonnie e levemente mais esportiva, mas sem chegar ao patamar da café racer Thruxton. Uma Street Twin com motor de 1 200 cm³, portanto. Veja o vídeo abaixo: