A Suzuki vai definitivamente apresentar uma nova Katana no Intermot, o Salão de Colônia, na Alemanha, que acontece no mês que vem. A confirmação veio por meio de um teaser postado no site global da marca, no qual aparece uma espada sendo forjada no fogo como os japoneses faziam na época dos samurais. O vídeo curto termina com o logo da Katana e as palavras “Feel the Edge”. A palavra edge, aliás, tem múltiplos significados, como limite e até mesmo lâmina. Todos bastante alusivos à moto. Veja abaixo:
Por enquanto, as únicas informações oficiais divulgadas pela Suzuki são que “uma categoria completamente nova irá nascer junto com a moto”. Embora ainda não haja detalhes técnicos sobre o novo modelo, há fortes especulações de que a nova Katana pode trazer um motor bicilíndrico turbo de 700 cm³.
Veja também:
Suzuki pode trazer Katana de volta com motor turbo
Registro de patente sugere nova Hayabusa em 2019
Suzuki revela versão café racer da SV 650
A tecnologia do propulsor – e até o visual – seriam herança direta do conceito Recursion, de 588 cm³, que apareceu pela primeira vez no Tokyo Motor Show de 2013 e foi mostrado no Intermot no ano seguinte. Lançada no início dos anos 1980, a Katana começou como uma naked semi-carenada de 1100 cm³ e terminou seus dias em 2006 no corpo de uma esportiva de 750 cm³. Todas com motor de quatro cilindros em linha.
Em 2005, entretanto, a Suzuki fez o primeiro ensaio de trazer o modelo de volta ao revelar o conceito Stratosphere, com linhas semelhantes às da primeira geração, mas um motor hexacilíndrico de 1100 cm³, que acabou não chegando o mercado.
Se for isso mesmo, a próxima edição do Intermot pode representar uma volta por cima e tanto por parte da marca japonesa, que ainda deverá apresentar a nova Hayabusa no evento. E, com isso, superar a sua tímida presença na ultima edição do EICMA, o Salão de Milão, quando revelou somente a SV 650X, versão café racer da naked que entrou no lugar da Gladius.