Acabou o segredo. A Suzuki vem revelando aos poucos a nova Katana, que será apresentada ao mundo semana que vem, durante o Intermot, o Salão de Colônia, na Alemanha. Mas, ao que parece, a marca japonesa não aguentou seu próprio suspense e mostrou a moto inteira no último vídeo teaser da campanha. Veja abaixo:
É uma aparição bem rápida, com a moto fazendo uma curva na estrada. Mas, é suficiente para confirmar muitas suspeitas e especulações que viemos fazendo aqui na MOTOCICLISMO nesse último mês. Começando pelo design. A moto é realmente uma esportiva semi-carenada e encarna o espírito de releitura da Katana original. Só que com linhas mais modernas.
Veja também:
Suzuki vai apresentar nova Katana no Intermot
Suzuki pode trazer Katana de volta com motor turbo
Suzuki GSX-S750A chega ao Brasil
Na frente, ainda vemos dois pequenos “pontos de luz” que sevem de iluminação de apoio ao grande farol quadrado, como acontece nas motos da família GSX-S 1000. Na traseira, duas pequenas colunas de LED fazem as vezes da luz de posição e a rabeta tem desenho livre, com o suporte de placa deslocado para próximo do pneu. A peça é presa por um prolongador na balança e segue as tendências visuais europeias mais recentes.
Quatro cilindros
Pelo que o vídeo teaser revela, a nova Katana vai se manter fiel ao modelo original também na arquitetura do motor. Os canos na frente do propulsor dão a impressão de um quatro cilindros em linha. Mas, infelizmente, o som da moto ainda aparece um pouco abafado para que possamos afirmar com certeza de que a tecnologia turbo do conceito Recursion foi incorporado nessa nova moto.
O mais seguro é apostar que a esportiva emprega o mesmo motor da família GSX-S. Só resta saber se será de um litro – ou 1 100 cm³ como era a antiga Katana – ou de 750 cm³, um número que vem trazendo sucesso para a Suzuki há muitos anos.
Se optarem pela versão maior, estamos falando de um tetracilíndrico de 999 cm³ DOHC de arrefecimento líquido e capaz de gerar até 150 cv a 10 000 rpm e com torque máximo de 11 kgf.m disponíveis nos 9 500 giros. Agora, se for o da GSX-S 750, são 749 cm³, potência de 114 cv a 10 500 rpm e torque de 8,26 kgf.m a 9 000 rpm. Em uma semana, teremos a resposta.