A engenharia da BMW tinha uma missão complicada em mãos: melhorar a superesportiva S 1000 RR, uma moto que há 10 anos é uma das referências na categoria para os fãs de motovelocidade.
Mas eles conseguiram, e a marca aproveitou o EICMA, o mais importante salão de motos do mundo, realizado em Milão, Itália, para apresentar a nova geração da moto — a terceira desde o seu lançamento em 2009 — junto com novidades importantes como a atualização da família boxer, que ganhou o motor 1250 (R 1250R, R 1250RS e R 1250GS Adventure), lembrando que a R 1250 GS já foi lançada anteriormente na Europa, ainda sem previsão de chegar ao Brasil. Além disso, a recém-chegada F 850 GS ganhou a versão Adventure e a marca apresentou também o scooter C 400 GT, uma versão do conhecido BMW C 400 X.
Voltando a S 1000 RR, é tudo novo! O motor tetracilíndrico agora tem comando de válvulas variável e rende 207 cv de potência máxima, entregues a 13 500 rpm. É um aumento de 8 cv se comparado a o modelo 2018. O torque máximo é de 11,5 kgf.m a 11 000 rpm. Ele tem muita eletrônica embarcada, com quatro modos de pilotagem selecionáveis: “Chuva”, “Estrada”, “Dinâmico” e “Corrida”, além de três modos “Race Pro” para quem vai usar a nova RR na pista, livremente programáveis.
Como se não bastasse aumentar a potência, a BMW também reduziu o peso da moto, que agora tem 197 kg. Ela está agora 11 quilos mais leve que a geração anterior, sendo 4 kg apenas pelo novo motor mais leve. O desenho das carenagens também foi atualizado e está realmente bem atrativo, com destaque para o novo farol, que agora é simétrico, igual dos dois lados. O chassi é novo e deixou a moto mais compacta. As suspensões também mudaram e tem ajuste eletrônico.
Além de apresentar a moto, a BMW divulgou no EICMA que em 2019 competirá na categoria principal do Mundial de Superbike com a nova S 1000 RR, em parceria com a equipe Shaun Muir Racing . Destaque para o experiente piloto Tom Sykes, campeão mundial que muda da Kawasaki para a BMW em 2019.