Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Morre Ivano Beggio, fundador da Aprilia

Autor: Carlos Bazela


Max Biaggi, Casey Stoner, Alvaro Bautista, Loris Capirossi, Marco Melandri, Marco Simoncelli, Valentino Rossi, motociclismo, motos, Aprilia, Piaggio, Vespa, Moto Guzzi, Ivano Beggio, Grupo Piagio, MotoGP, Revista Motociclismo, Motociclismo OnlineMorreu nesta madrugada Ivano Beggio, fundador da marca italiana Aprilia, que hoje é controlada pelo Grupo Piaggio desde 2004, assim como a Vespa e Moto Guzzi. Beggio faleceu aos 73 anos em decorrência de uma doença não especificada, mas contra qual já lutava há algum tempo, de acordo com fontes internacionais. Ivano Beggio nasceu em 1944 e, em 1975, começou uma pequena produção de motocicletas de competição, vencendo o campeonato italiano de motocross nas categorias de 125 e 250 cm³. Logo, na década de 1980 a Aprilia, que antes produzia bicicletas entrou de cabeça na fabricação de motos e scooters de baixa capacidade cúbica e assim se seguiu até 1998, com o lançamento da RSV Mille, a primeira incursão da marca entre as motos maiores.

Em 1985, a Aprilia começou a competir mundialmente na motovelocidade, com motos de 250 cm³ e foi responsável por descobrir talentos venerados até hoje no motociclismo, como Max Biaggi, Casey Stoner, Alvaro Bautista, Loris Capirossi, Marco Melandri, o saudoso Marco Simoncelli e o próprio Valentino Rossi.

“Ivano Beggio fez parte da minha vida como atleta e foi uma espécie de pai pra mim nas corridas. Ele me deu sua confiança e uma moto competitiva quando eu era pouco mais do que um garoto”, disse o piloto Max Biaggi. O legado de Beggio está mais vivo do que nunca na motovelocidade, com o retorno da Aprilia para a categoria máxima do Mundial, a MotoGP, em 2017.

O CEO da Piaggio, Roberto Colannino, também lamentou a morte do fundador. “Ivano Beggio teve sucesso em combinar a coragem de um empreendedor com criatividade e uma paixão genuína por motocicletas. Ele era um visionário à frente de seu tempo e criou, praticamente do nada, uma das mais brilhantes histórias na indústria italiana de motocicletas”, disse o executivo. Uma grande perda para o motociclismo mundial.

Foto: Aprilia.com

Comentários


error: Content is protected !!