O leilão de motos clássicas da casa H&H, realizado dentro do National Motorcycle Museum, na cidade inglesa de Solihull levou uma quantidade incrível de modelos com muita história pra contar, prontos para irem para a coleção particular de algum entusiasta endinheirado. Entre eles, estava a Honda Monkey 1969, que pertenceu ao ex-Beatle John Lennon.
De acordo com o comunicado oficial da H&H, a moto causou um burburinho na hora de “passar sob o martelo” e acabou sendo vendida por 57 500 libras, um valor que corresponde, em conversão direta a mais de R$ 258 mil reais. A quantia excedeu as expectativas iniciais da casa, que esperava algo em torno de 30 mil libras, algo em torno de R$ 135 mil. Ao lado da moto, era exposta uma fotografia dela com Lennon ao guidão e seu primeiro filho, Julian, na garupa.
O modelo, com motor monocilíndrico de 49 cm³ capaz de gerar cerca de 2 cv de potência máxima a 5 000 rpm, foi vendida após 47 anos por John Harrington, terceiro dono da moto, que pertenceu antes a Henry Graham, a pessoa que comprou a Monkey do próprio Lennon em 1971, ano no qual o músico se mudou para Nova York.
Naturalmente, nós estamos empolgados por ficarmos encarregados de vender a moto por conta da sua extraordinária procedência. Então, chegar a esse preço é mais do que satisfatório”, diz Mark Bryan, chefe do Departamento de Motocicletas da H&H Classics.