A marca francesa de pneus Michelin apresentou hoje em São Paulo (SP) seu novo pneu direcionado para motos de alta cilindrada, o Road 5, evolução e substituto do Pilot Road 4. Entre os diferenciais do novo pneu, estão a aderência maior, principalmente em asfalto molhado e em sua meia vida, ou seja, após os 5 000 quilômetros rodados. A novidade é focada nos segmentos de motos esportivas, nakeds e maxitrails.
Segundo testes internos realizados pela Michelin, nesses parâmetros, a eficiência do Road 5 é a mesma de um Pilot Road 4 novo, recém montado na moto. De acordo com Flávio Santana, gerente de produtos da marca para a América do Sul, a estrutura e o desenho, que foge um pouco do convencional em motos de alta capacidade cúbica, são os responsáveis por essa durabilidade.
“Essas cavas aqui no desenho são o que chamamos de X-Sipe Technology (XST) e a medida que o pneu vai ficando gasto, elas vão se tornando sulcos e isso aumenta a aderência até quando ele passa dos 5 mil quilômetros”, comentou Santana. O desenho ainda aumenta a capacidade de drenagem da água. O Road 5 ainda traz tecnologia de duplo composto e reforços na região dos ombros que dá estabilidade e aderência em pilotagens mais esportivas.
Ao todo, serão 11 dimensões disponíveis para o novo pneu, sendo que a maioria delas já está disponível nos revendedores desde o início deste ano. Apenas os tamanhos 120/70 ZR19 (58W) para o dianteiro e 170/60 ZR17 (72W), direcionados para as maxitrails, estão previstos para chegar às lojas em junho de 2018.
[ATUALIZAÇÃO – 15/03]
O pneu Road 5 é produzido na Espanha e não no Brasil, como foi publicado. O texto foi corrigido.
Confira na tabela abaixo todas as dimensões disponíveis para o novo pneu da Michelin: