Além da Yamaha Ténéré 700, outra aventureira bastante aguardada para esta edição do EICMA, o Salão de Milão, que terminou ontem na cidade italiana, era a KTM 790 Adventure, que havia sido mostrada como protótipo no ano passado. A marca austríaca, então, não perdeu tempo e revelou a versão final em duas versões: a standard e a R.
No modelo final, a nova aventureira difere pouco do protótipo. O aspecto inspirado por competições off-road, como o Rally Dakar, com uma carenagem lateral robusta foi mantido. Assim como o conjunto óptico duplo no traço que já ficou tradicional para a Casa de Mattighofen.
Veja também:
KTM lança 450 Rally Replica em edição limitada
KTM 790 Adventure faz nova aparição na Sardenha
KTM vai lançar 390 Adventure ano que vem
Sobre as duas versões, seguem a cartilha da marca: enquanto o modelo standard traz para-brisa mais alto, assento a 850 mm do solo e vocação para viagens por qualquer terreno, a 790 Adventure R, é uma aventureira nata. Para-brisa menor, banco a 890 mm de altura e a adição do modo de pilotagem Rally aos três existentes, que trabalha com o controle de tração e permite controlar derrapagens em até nove níveis de intervenção, se somam às suspensões de 240 mm de curso (40 mm a mais que a standard) para garantir uma moto apta a quase qualquer desafio.
No mais, as duas versões partilham o mesmo motor LC8 DOHC de dois cilindros paralelos, arrefecimento líquido e de 799 cm³ de capacidade da 790 Duke, que debutou no EICMA do ano passado. Retrabalhado para oferecer mais força e potência em regimes menores, o motor entrega 95 cv a 8 000 rpm, enquanto o torque máximo de 8,9 kgf.m está disponível aos 6 600 giros.
Outras características partilhados pelas duas versões da 790 Adventure são o painel TFT, que se conecta ao smartphone, o peso seco de 189 kg, o ABS de atuação em curvas e o tanque com capacidade para 20 litros, que segundo a KTM, tem autonomia para 450 quilômetros. O preço ainda não foi revelado e deverá estar disponível apenas no ano que vem, quando ela chegar ao mercado europeu.