A KTM lançou uma novidade na Europa que tem tudo para povoar os sonhos de quem é fã de off-road: nada menos do que uma réplica da 450 Rally pilotada por Matthias Walkner, vencedor da edição 2018 do Rally Dakar. De acordo com a marca austríaca, a moto é praticamente idêntica ao utilizado pelos pilotos de fábrica no rali mais famoso do mundo e traz as mesmas inovações mecânicas que a levaram ao topo do pódio da prova neste ano.
“A KTM 450 Rally Replica é quase idêntica àquela usada por nossos atletas e está disponível para que os clientes tenham a oportunidade de ter e pilotar uma máquina realmente premium desenvolvida para ralis, com componentes de alta qualidade e o máximo em inovação. Estamos ansiosos para ver essas motos sendo pilotadas por nossos clientes”, comenta Stefan Huber, líder da equipe de rali de fábrica da marca de Mattighofen.
Veja também:
KTM vai lançar 390 Adventure ano que vem
Nova KTM 1090 Adventure é flagrada em testes
Rally Dakar 2019 será disputado apenas no Peru
Entre essas inovações, estão a nova balança, que funciona em parceria com um link retrabalhado para otimizar o funcionamento do conjunto, que ainda traz garfo dianteiro WP XACT PRO com tecnologia de válvulas cônicas. Tudo cuidadosamente pensado para amortecer impactos com precisão e melhorar a tração quando o piloto acelera. As formas da moto foram desenhadas para oferecer conforto e visibilidade, mesmo com a presença da torre para encaixar o equipamento de navegação, feita em carbono. Já o novo sistema de escape feito pela Akrapovic otimiza a centralização de massas e distribui melhor o peso.
O motor monocilíndrico OHC de 450 cm³ também é o mesmo que equipa a moto de competição com todos os implementos que se espera em filtros de ar, injeção de combustível e até no desenho da cabeça do cilindro. Os números de potência e torque não foram divulgados.
“Essa moto é feita com base no modelo que começamos a usar no ano passado e que foi criado para vencer o Dakar. Procuramos melhorar a maneabilidade, diminuir o peso e oferecer mais conforto, estabilidade e agilidade”, comenta Huber.
A má notícia é que todas as 75 unidades da nova KTM 450 Rally Replica – custando 26 mil euros cada (mais de R$ 123 mil) – já estão reservadas. Mas, com o sucesso, é bem provável que a marca austríaca produza uma nova leva em breve. Os fãs de off-road agradecem.
Fotos: KTM