Com motor monocilíndrico de 693 cm³ arrefecido a líquido e de comando único no cabeçote (OHC), a nova Vitpilen tem potência de 75 cv a 8.500 rpm e um torque de 7,34 kgf.m a 6.750 giros.A taxa de compressão do propulsor é de 12,8.1 e o câmbio é de seis marchas.
No design, a moto segue a proposta de inspiração retrô e linhas futuristas da família. Com especificações refinadas, como a suspensão dianteira invertida WP com 135 mm de curso – igual ao da traseira – e as pinças de freio brembo, que mordem discos de 320 mm de diâmetro na roda dianteira e de 240 mm na traseira, a Vitpilen 701 quer mostrar que está um tom acima do segmento e atrair motociclistas experientes. Principalmente pelo peso de apenas 157 kg a seco, que facilita o controle.
“Enquanto a Vitpilen 401 é uma moto compacta e estilosa de uso urbano, a 701 é para pilotos com mais experiência”, comentou Maxime Thouvein, líder criativo de projeto das motos de rua da Husqvarna. Outro ponto que vale a pena comentar é a semelhança entre os modelos finais da linha Vitpilen/Svartpilen (flecha branca e flecha preta em sueco) com os conceitos apresentados primeiro. “Desenvolvemos motos mais próximas possível dos conceitos”, frisa Oliver Göhring, diretor da marca.
Nakeds no Brasil
Para quem adoraria ver as novas nakeds suecas rodando em nossas ruas, temos uma boa notícia. A MOTOCICLISMO conversou com Maurício Fernandes, representante da Husqvarna no Brasil e ele confirmou que o plano de levar as motos ao País já segue em curso, tanto a Vitpilen e a Svartpilen 401, quanto a nova Vitpilen 701. “Vamos esperar elas serem lançadas aqui na Europa para entender o mercado, mas o plano é vender no Brasil sim”, confirma Fernandes, reiterando que toda a linha off-road já pode ser comprada no Brasil, onde chega importada.
O preço, entretanto, deve ser o esperado para um produto de nicho. Nada foi confirmado, mas aqui na MOTOCICLISMO acreditamos que a linha 401 deve chegar por algo em torno de R$ 30 a R$ 40 mil, com a Vitpilen 701 passando disso.
Fotos: Carlos Bazela