Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Honda lança nova CB 650R e outras novidades em Milão

Autor: Carlos Bazela


Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

A Honda aproveitou sua apresentação no EICMA 2018, o Salão de Milão, na Itália, para mostrar muitas novidades para a família CB. A principal delas é a CB 650R, que irá substituir a atual CB 650F no mercado europeu e – como já havíamos adiantado por aqui – adota o conceito visual Neo Sports Café, já presente na CB 1000R e nas pequenas CB 125R e CB 300R.

Com design muito próximo ao do conceito revelado no Salão de Paris, no mês passado, a moto adota linhas retrô, farol redondo em LED outras novidades, como controle de tração e painel digital redesenhado, que partilha com a também nova CBR 650R. Da mesma forma que sua irmã maior, recentemente confirmada para o Brasil.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Veja também:
Honda mostra novo conceito Neo Sports Café em Paris
Honda confirma CB 1000R para o Brasil em 2019
Honda CB 650F é sinfonia em quatro cilindros

O motor, ao que tudo indica, segue o mesmo quatro cilindros em linha DOHC de 649 cm³ e arrefecimento líquido. O propulsor é capaz de gerar até 88,5 cv de potência a 11 000 rpm, enquanto o torque máximo é de 6,22 kgf.m e está disponível nos 8 000 giros. O câmbio é de 6 marchas e recebeu o auxílio da embreagem deslizante e assistida, para reduzir o esforço do piloto.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Outra melhoria recebida pelo modelo recentemente que pode ser integrada em sua versão retrô/futurista é a suspensão dianteira de dupla válvula (Showa Dual Bending Valve – SDBV). Sem regulagem externa para ajustes, ela trabalha com as duas válvulas abertas quando se anda devagar, deixando o conjunto mais macio para garantir conforto. Já quando o piloto gira o acelerador, a carga maior recebida pelo garfo fecha uma das válvulas, endurecendo a suspensão e conferindo mais estabilidade, para uso esportivo.

CBR 650R: ainda mais esportiva

Outra moto que também mudou muito é a CBR 650, que abandonou a letra F no final para adotar definitivamente o R, mostrando que assumiu de vez o posto de esportiva média. Com a nova letra veio um visual totalmente reformulado, com linhas e carenagem praticamente idênticas aos da atual geração da CBR 1000RR Fireblade.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

E a esportividade não é só por fora. O motor tetracilíndrico de 649 cm³ também está mais apimentado e agora é capaz de entregar 5% a mais de potência acima das 10 000 rpm. O pico de potência agora é de 95 cv a 12 000 rpm, enquanto o torque máximo de 6,5 kgf.m chega nos 8 500 giros. A taxa de compressão também mudou de 11.4: 1 para 11.6:1. O peso da moto ém ordem de marcha é de 207 kg. Nada menos que 6kg mais leve do que sua antecessora.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Assim como a nova CB 650R, a esportiva peso-médio também recebeu painel digital colorido, controle de tração – que pode ser desligado – e o auxílio da embreagem deslizante e assistida no manete. Para acentuar ainda mais o novo tom radical da moto, a Honda disponibiliza o câmbio quickshift para subir marchas mais rapidamente, sem apertar a embreagem, como opcional.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

CB 500X: quase uma maxitrail

A família CB 500 também recebeu melhorias. Enquanto a naked CB 500F e a esportiva CBR 500R tiveram alterações sutis no escape e nas formas que acentuaram a agressividade do design, a crossover CB 500X recebeu uma atualização digna de fazê-la mudar de segmento. Mais aventureira, a moto agora conta com uma roda dianteita de 19” e suspensões com curso 10 mm mais longo no garfo, que agora é de 150 mm; e no monoamortecedor traseiro, que passou de 118 mm para 135 mm. Tudo para garantir um desempenho melhor fora do asfalto.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Já no motor bicilíndrico de 471 cm³, nenhuma mudança nos números de desempenho. Ele segue entregando cerca de 50 cv, mas agora produz 4% a mais de torque e potência na faixa entre os 3 000 e 7000 giros, graças a revisões no tempo de abertura das válvulas e níveis de admissão e escape. Assim como os modelos maiores, a CB 500X e os outros membros da família, também receberam embreagem assistida e deslizante para melhorar as mudanças no câmbio de seis marchas e um painel digital redesenhado.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Os conceitos de 125cc

Para fechar a apresentação da Honda no evento, estão no estande os conceitos CB 125X (branco, à esquerda) e CB 125M (vermelho, à direita). Feitas com a mesma base da CB 125R, o menor membro da família Neo Sports Café, as motos trazem motor monocilíndrico de 125 cm³ arrefecido a líquido e freios ABS guiado por IMU (Unidade de Medida Inercial) em abas as rodas.

Honda, EICMA, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, lançamentos, CB 650R, CBR 650R, CB 125R, CB 125M, CB 125X, CB 500F, CB 500R, conceito, naked, CB 1000R, moto, crossover, maxitrail, Neo Sports Café, CBR 1000RR Fireblade, CB 300R, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Criadas pelo centro de design da Honda em Roma, na Itália, a trail e a supermoto trazem contornos futuristas ao segmento de baixa cilindrada. Claramente pensadas para atrair o público mais jovem, mas ainda sem nenhuma previsão de vir ao mundo como modelos de produção. Mas, conhecendo a marca japonesa, a gente sabe que elas podem muito bem aparecer em versões finais já no ano que vem.

Comentários


Motociclismo Online

Motociclismo Online

error: Content is protected !!