Um dos modelos mais aguardados entre os exibidos no EICMA, o Salão de Motos de Milão está finalmente chegando ao mercado europeu. Estamos falando da Honda CB 1000R, que fez seu debute no evento pelas mãos do multi campeão Mick Doohan. O modelo está chegando Às concessionárias italianas por um preço que parte de 13 790 euros, o que corresponde a cerca de R$ 55 400 cobrados pela versão base. Para levar para casa a CB 1000R+, que traz de fábrica uma série de itens como câmbio quickshift para mudanças de marcha sem acionar a embreagem, aquecedor de manoplas, tampa da garupa em alumínio, para frisar ainda mais o visual café racer, acabamento em alumínio em diversas partes da moto e grelha do radiador com o logo da CB 1000R, o motociclista italiano desembolsa 15 090 euros, o equivalente a cerca de R$ 60 600.
Desenvolvida com base no conceito Neo Sports Café, que a Honda mostrou no Tokyo Motor Show, a nova CB 1000R tem um forte apelo retrô, mas sem perder as linhas esportivas que a consagraram. O mesmo vale para o monobraço traseiro que deixa a roda inteira à mostra. Já a rabeta segue as novas tendências de design, com elementos mínimos e o suporte de placa rente a roda traseira.
De acordo com o líder de projeto da nova naked, S. Uchida, a nova CB 1000R é, além de tudo, uma moto para mostrar. “Os interesses dos nossos consumidores vão além do “quão rápido ela é?”. Então, quisemos oferecer não só a emoção da pilotagem, mas também o orgulho de ter uma. Assim, fomos em uma direção totalmente nova com o projeto e estamos bem felizes com o resultado. Tanto com ela em movimento nas ruas, quanto na garagem, sendo admirada”, comentou ele.
A nova CB 1000R, que partilha sua identidade visual com as menores CB 300R e CB 125R, ainda traz painel digital, luzes em LED, freios ABS, controle de tração, controle do freio-motor e três modos de pilotagem pré-programados, além de um quarto, cujos parâmetros são definidos pelo piloto. O motor é um quatro cilindros em linha de 998 cm³ DOHC e de arrefecimento líquido derivado da última geração da Fireblade, mas retrabalhado para oferecer torque e potência de acordo com a proposta da moto. A nova CB 1000R, então, entrega 145 cv a 10 500 rpm, enquanto o torque máximo é de 10,6 kgf.m nos 8 250 giros.Sobre a chegada no Brasil, por enquanto nada está acertado, mas a CB 1000R é um modelo que podemos certamente esperar por aqui, uma vez que sua antecessora fez relativo sucesso no País, onde chegou nacionalizada. Contudo, para dar combate para a Suzuki GSX S1000A, a naked de um litro mais vendida no Brasil hoje, ela não deve sair da casa dos R$ 50 mil.