A Honda apresentou nesta semana um novo modelo para os Estados Unidos e Europa que promete fazer inveja aos amantes do off-road daqui. Estamos falando da CRF 450L que, segundo a marca japonesa, une toda a leveza e desempenho dos modelos de competição, como a CRF 450R, com o torque e os itens necessários em uma moto de rua, além do intervalo maior de manutenção, claro.
E ela deixa bem claro quais são suas origens já no design. Com linhas, grafismos e até o assento praticamente idênticos ao modelo de competição. O motor também é derivado dele, um monocilíndrico de 449 cm³ de arrefecimento líquido, que é capaz de gerar até 25 cv de potência e torque máximo de 3,26 kgf.m. A Honda só não divulga em quais rotações os números são obtidos. O câmbio é de seis velocidades.
Mas para criar o novo modelo não foi só pegar a CRF 450R, tirar um dos escapes e colocar o suporte de placa. Embora sejam semelhantes, a Honda fez muitas mudanças na moto de rua, como no chassi de dupla trave, mais largo para acomodar melhor o motor e o câmbio de seis marchas, além da trava de direção. Já a balança recebeu uma injeção de poliuretano para reduzir o barulho. O peso da moto em ordem de marcha é de 130,8 kg.
Outra melhoria ficou por conta do tanque de combustível, que teve sua capacidade aumentada de 6,3 para 7,6 litros, melhorando a autonomia para as ruas. A nova CRF tem roda aro 21” na dianteira, 18” na traseira e assento a 940 mm do chão, o que exige habilidade aos pilotos de menor estatura. A ciclística se completa pelas suspensões Showa com garfo invertido dianteiro e monoamortecida com link na reaseira.“A CRF 450L oferece o máximo de diversão na terra. E ela parece uma CRF 450R porque, na verdade, é o que ela é. Se diferenciando apenas por ser uma versão legalizada paras as ruas. É isso que o “L” representa: “legal”. Ela foi projetada para oferecer uma excelente maneabilidade, com torque linear do motor que ajuda o motociclista a aproveitar ao máximo a aderência disponível em todas as condições. Além de tudo traz toda a tecnologia desenvolvida pela HRC, mas dentro de um cronograma de manutenção compatível com o mundo real”, comenta M. Uchiyama, líder de projeto da CRF 450L.
Por enquanto, a Honda não divulgou quando ela chegará ao mercado, mas a subsidiária norte-americana da marca já anuncia a moto como modelo 2019 com um preço de 10 399 dólares e mais um frete de 330 dólares, o que corresponde a um preço total de quase R$ 40 mil.