No aniversário de vinte anos do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), que fica na cidade de Indaiatuba (SP) e oferece cursos de treinamento para motociclistas, a marca anunciou a abertura ao público de seu museu de motocicletas históricas, o Honda Fan Club (HFC), que fica nas dependências do local. Segundo a marca, o objetivo é aproximar os entusiastas tanto das motos da fabricante que marcaram época no Brasil, quanto fãs de modelos clássicos como um todo.
Da primeira “CG bolinha” fabricada no Brasil em 1976, da qual o garoto propaganda da marca foi ninguém menos que Pelé, à CG Titan que comemora os quarenta anos de produção da linha — com a qual fizemos uma viagem de Manaus a São Paulo — o visitante poderá pirar com vários modelos que marcaram a vida de diversos brasileiros, como a XL 250R e a XLX 350R, que, além de canelas roxas pelas pegadas de retorno do pedal de partida, foram algumas das precursoras do segmento trail no País.
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Ao todo, são 58 modelos icônicos expostos no andar climatizado, atrás de pequenas divisórias de vidro, como: CB 400 (1982) e CB 450DX (1994), CBX 750F (1986). E modelos mais recentes, como a edição de 40 anos da GL 1800 Goldwing e a CBR 1000RR Fireblade em sua roupagem alusiva ao piloto Marc Marquez. Não é preciso dizer que as motos estão em estado de conservação impecável, tal qual motos zero quilômetro.
“O Honda Fan Club nasceu em 2013, como um museu particular da Honda e vem, ano a ano, agregando novos modelos, por meio dos quais pode-se contar a história das duas rodas no País. A empresa está presente em solo brasileiro há 47 anos e, ao longo deste período, desenvolveu diversos modelos que marcaram época e fizeram parte da vida de milhões de brasileiros. Assim, nada mais justo do que proporcionar a experiência de reviver e conhecer essa história aos motociclistas e admiradores da marca”, comenta Leonardo Almeida, Gerente dos Centros Educacionais de Trânsito Honda – CETH.
O Museu Honda Fan Club estará aberto ao público todo sábado a partir do dia 05 de janeiro, das 09h às 17h com entrada franca e assunto para os visitantes não vai faltar. Uma dica da Revista Motociclismo para quem quer aproveitar o passeio e almoçar na cidade, a poucas quadras do Museu está o restaurante Kostela do Japonês, que é conhecido pelo churrasco da iguaria que desmancha na boca.
Sobre o aniversário do CETH, a festa reuniu de colaboradores o presidente da Honda South America, Issao Mizoguchi, além da imprensa especializada, autoridades políticas e de trânsito. A história dos treinamentos ministrados pela Honda começou no final dos anos 1960, quando as motos eram importadas do Japão e a empresa oferecia cursos para policiais, órgãos públicos e frotistas, ação que foi intensificada a partir de 1974.
Em 1978 foram criados os primeiros Centros e pilotagem no Rio de Janeiro e em São Paulo, a partir daí as concessionárias tiveram um papel importante com seus próprios centros, até que em 1998 foi inaugurado o CETH em Indaiatuba. O centro foi replicado em Recife, onde foi inaugurado o segundo CETH em 2006, Manaus também recebeu um centro e hoje eles são responsáveis pelo treinamento de instrutores, policiais, bombeiros e frotistas, além de abrir o espaço para as moto-escolas fazerem seus treinamentos com os aspirantes à CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A Honda contabilizou mais de 200.000 treinamentos nas dependências de todos os CETH do País.
Serviço:
Museu Honda Fan Club
Local: Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, 1460
Distrito Industrial João Narezzi, Indaiatuba (SP)
CEP: 13347-300
Informações:(19) 3198-2615 e www.honda.com.br/harmonianotransito
Entrada: franca
Quando: todos os sábados a partir de 05 de janeiro de 2019
Texto: Ismael Baubeta
Fotos: Divulgação / Honda