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Em Milão, BMW apresenta novas R 1250 R e R 1250 RS

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  • Publicado: 08/11/2018
  • Por: Redação

Além da terceira geração da superbike S 1000 RR, da atualização das GS Adventure e do scooter C 400 GT, a BMW apresentou no EICMA, o salão de motos mais importante do mundo, a nova geração da sua naked com motor boxer, a R 1250 R, e a respectiva derivação esportiva, a R 1250 RS.

A R 1250 R visualmente pouco mudou, quando comparada a geração anterior — que nunca veio ao Brasil. O visual é bem bonito, com linhas angulosas que deixam a moto “musculosa”. O farol tem design bem bonito, mas a iluminação ainda é halógena.

A grande diferença é a nova geração do motor boxer, agora com 1 254 cm³ e a tecnologia de comando de válvulas variável ShiftCam,  que melhorou a eficiência do motor, deixando ele mais econômico e respondendo melhor também em baixas e médias rotações. De acordo com a BMW, o propulsor rende 125 cv de potência máxima a 7 750 rpm. Vale lembrar que como de costume, a transmissão final continua por eixo cardã.

A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico invertido de 45 mm, com as bengalas douradas. O curso da suspensão é o mesmo nas duas rodas, com 140 mm. O sistema de freios é Brembo, com disco duplo de 320 mm na dianteira, com pinças radiais e ABS de série. Na traseira, disco de 276 mm e pinça com dois pistões. Um contra da nova geração é que está 7 quilos mais pesada, totalizando 239 kg.

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O painel é digital. Com tecnologia TFT de 6,5″, lembrando um gigante smartphone. Ele é rico em informações para o motociclista e ainda permite conectar o seu telefone a ele pelo bluetooth, como já faz no Brasil a KTM 390 Duke. O banco é em dois níveis e tem bastante conforto, tanto para o piloto quanto para o passageiro. A altura do assento é de 820 mm.

A versão sport touring da R 1250 R é a RS. Nela, muito da 1250 R está disponível, mas a moto ganha como diferencial uma carenagem semi-integral, com farol em LED e um visual digno de personagem do filme Transformers. Bem futurista. A moto tem para-brisa e o guidão é mais baixo que na versão R, alinhado a proposta da moto. Os bancos do piloto e passageiro são largos, confortáveis. A altura do assento é de 840 mm. O painel TFT é o mesmo da R 1250 R. 

Para as duas motos, a lista de acessórios é quase infinita, para deixá-las mais adequadas a necessidade do motociclista. Mas provavelmente os brasileiros continuaram sem ver essas duas motos sendo comercializadas no nosso mercado.

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