A Ducati apresentou neste fim de semana a edição final da superesportiva 1299 Panigale R. O modelo chega em uma edição especial que incorpora elementos da última versão da Superleggera, como os dois canos de escape curtos da Akrapovic entre a rabeta e a roda traseira, e uma roupagem especial tricolor que presta homenagem ao legado de vitórias da Casa de Borgo Panigale em competições de motovelocidade. A moto estará disponível apenas nesse esquema de cores, que também traz rodas vermelhas.
O motor é o mais recente a equipar as superesportivas italianas: o Superquadro, bicilíndrico em “L” de 1285 cm³, capaz de gerar até 209 cv de potência a 11.000 rpm e 14.5 kgf.m de torque máximo a 9.000 giros.
Ainda no propulsor, foram implementadas algumas melhorias para deixar a ‘Final Edition’ ainda mais afinada, como um virabrequim mais leve com elementos em tungstênio e válvulas com diâmetro maior feitas em titânio. Na suspensão, destaque para os conjuntos ajustáveis da Öhlins.
No quesito eletrônica, a 1299 Panigale R Final Edition traz o cardápio variado das superesportivas de ponta. São três modos de pilotagem (Race, Sport, Wet), freios ABS de atuação em curvas, controle de wheeling, controle de tração e câmbio assistido quickshift.
Tudo controlado pela Unidade de Medida Inercial (IMU) e ainda com o auxílio do Ducati Data Analysis, que permite ao piloto gravar os ângulos de inclinação nas curvas. A marca italiana ainda não divulgou oficialmente quando o novo modelo estará disponível ou o preço, mas alguns sites europeus afirmam que a moto chega em setembro deste ano por uma preço bem salgado: algo na casa dos 40 mil euros, ou ‘apenas’ R$ 150 mil.
Texto: Carlos Bazela Fotos: Divulgação/Ducati