Ducati, 2025 Safety Road Map, Borgo Panigale, Multstrada D|Air, Salão de Milão, motos, crossover, superesportiva, Scrambler, Scrambler 1100, Universidade Politécnica de Milão, ARAS, segurança, Testastretta DVT, EICMA, Bosch
Notícias

Ducati promete moto com radar para 2020

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/04/2018
  • Por: Redação

Ducati, 2025 Safety Road Map, Borgo Panigale, Multstrada D|Air, Salão de Milão, motos, crossover, superesportiva, Scrambler, Scrambler 1100, Universidade Politécnica de Milão, ARAS, segurança, Testastretta DVT, EICMA, Bosch A Ducati está decidida a fazer das suas motocicleta as mais seguras do mundo e para isso criou uma estratégia que batizou de 2025 Safety Road Map, algo como Mapa para Segurança nas Ruas 2025 em uma tradução literal. O plano fala sobre diversos implementos que a marca de Borgo Panigale ja utiliza ou está trabalhando, incluindo o ARAS (sigla em inglês para Sistemas Avançados de Auxílio ao Piloto), um sistema com sensores e radares que analisa o ambiente em volta em busca de obstáculos e outros veículos para prevenir colisões.

Os estudos da Ducati começaram ainda em 2016, com uma parceria feita com a Universidade Politécnica de Milão, que desenvolveu um radar para a traseira da moto que auxilia o piloto em pontos cegos. No ano seguinte, o sistema evoluiu para outro radar também colocado na região dianteira, cuja função é alertar sobre possíveis batidas de frente causadas por distrações. De acordo com a fabricante bolonhesa, os dois sistemas serão integrados em um modelo de produção em 2020 e, como pela imagem divulgada junto com o comunicado, pode ser em algum dos membros da família Multistrada ao invés de uma superesportiva.

Mas, a Ducati afirma que um plano importante do “Safety Road Map” já está em curso, que é a inclusão do sistema ABS de atuação em curvas da Bosch em todos os modelos do line-up. O mais recente a receber a melhoria foi a Scrambler 1100, lançada em novembro passado durante o EICMA, o Salão de Milão. O projeto da marca em segurança, inclusive, começou em 2014, com o lançamento da Multistrada D|Air, que se comunica com o sistema de airbag integrado nas jaquetas da Dainese em caso de queda.  A proposta foi mantida na nova geração da crossover, equipada com o motor Testastretta DVT de 1 262 cm³ e, com esse novo plano, é possível que seja incorporado em outros modelos do line-up.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado