E não foi só a Haley-Davidson que aproveitou a CES 2019, feira de eletrônicos nos Estados Unidos para mostrar seus investimentos em novas tecnologias A Ducati também foi para Las Vegas participar de uma exibição, a primeira em solo norte-americano, do sistema de comunicação entre veículos C-V2X, o qual desenvolve em parceria com a Audi, a Ford e a Qualcomm.
O sistema, instalado em uma Multistrada 1260 para a demonstração, integra os veículos em uma mesma rede por conexão 5G e é capaz de prevenir colisões entre eles por meio de alertas que avisam os condutores com tempo hábil para uma manobra segura. As empresas ainda afirmam que o sistema continua em evolução e poderá ser comunicar com os personagens mais vulneráveis do trânsito: ciclistas e pedestres.
Veja também:
Harley-Davidson confirma preço da LiveWire
Ducati promete moto com radar para 2020
Ducati traz nova Multistrada 1260 ao Brasil
“A demonstração exibe casos nos quais tecnologias avançadas podem melhorar significativamente a segurança dos motociclistas. “O C-V2X é um dos projetos-chave do Mapa de Segurança Viária da Ducati (Ducati Safety Road Map 2025) e não há lugar melhor do que a CES para falarmos dessa nossa iniciativa para o futuro”, disse Pierluigi Zampieri, gerente de Inovação em Veículos da marca italiana.
Em abril do ano passado, a Ducati revelou sua estratégia para deixar suas motos mais seguras até 2025 e já prometeu para o ano que vem um modelo equipado com a tecnologia ARAS (sigla em inglês para Sistemas Avançados de Auxílio ao Piloto), um sistema com sensores e radares que analisa o ambiente em volta em busca de obstáculos e outros veículos para prevenir colisões.
Desenvolvido desde 2016 em parceria com a Universidade Politécnica de Milão, o ARAS é um radar que auxilia o piloto em pontos cegos e, como o modelo utilizado nas demonstrações é uma Multistrada, tudo indica que a tecnologia será integrada na família de maxitrail da marca em 2020.
Fotos: Lukas Barth /Ducati