A Ducati cumpriu a promessa e apresentou o novo motor Desmosedici Stradale nesta quinta-feira, dia 7, no circuito de Misano, na Itália. O novo propulsor, derivado diretamente do Desmosedici GP, que compete no Mundial de motovelocidade, é um quatro cilindros em “V” a 90° de 1.103 cm³ com o tradicional comando desmodrômico de válvulas. De acordo com a Casa de Borgo Panigale, o novo propulsor é capaz de gerar mais de 210 cv de potência máxima a 13.000 rpm, enquanto o torque passa dos 12,2 kgf.m entre 8.750 e 12.250 giros. O diâmetro x curso dos pistões é de 81 x 53.5 mm.
Concebido para oferecer desempenho na pista e controle fora dela, com mais torque e potência em médios regimes, o motor traz uma tecnologia que a Ducati batizou de Twin Pulse em dois estágios de explosão nos cilindros. A marca afirma que isso torna toda a potência criada mais fácil de ser controlada pelo piloto.
“Esse motor também prova o quanto as corridas são efetivas em desenvolver tecnologia que serão aplicadas depois em modelos de série. “Em novembro, no EICMA, nós mostraremos a nova Panigale V4, uma motocicleta totalmente nova equipada com esse extraordinário propulsor”, disse Domenicalli.
E a marca já deu a entender que não pretende desistir do Mundial de Superbike. A Ducati declarou que uma versão R do Desmosedici Stradale com menos de 1.000 cm³ já está estágio avançado de desenvolvimento e deve chegar às pistas em 2019.