A maxitrail de maior sucesso da BMW terá um upgrade e passará a se chamar R 1250 GS. A confirmação da mudança para 2019 veio por meio de documentos de homologação registrados no CARB (California Air Resources Board), o órgão do Estado norte-americano responsável por fiscalizar as emissões de poluentes feitas por veículos automotores.
No documento, fica explícito que, não só a R 1200 GS, mas toda a família de motos equipada com o famoso motor boxer de dois cilindros opostos receberá o upgrade no motor, que passará de 1 170 cm³ para 1 254 cm³. A ordem executiva ainda especifica os novos modelos como R 1250 GS, R 1250 GS Adventure, R 1250 R, R 1250 RS e R 1250 RT.
Veja também:
BMW revela R 1200 GS que anda sozinha
Nova BMW S 1000 RR aparece em patente na China
BMW deve lançar cinco modelos novos ainda em 2018
Na última semana, ainda circulou pela internet um suposto vídeo vazado da BMW – que deverá ser exibido mês que vem durante o Intermot, o Salão de Colônia, na Alemanha – postado pelo site belga Max Moto. Nele, vemos a explicação do comando de válvulas variável, tecnologia que estará presente no novo propulsor da marca bávara.
Segundo as imagens, o novo boxer traz eixos concêntricos deslizantes, que se alternam em operação de forma semelhante a uma caixa de câmbio. Com isso, a nova maxitrail poderá alternar entre duas configurações dentro do motor: uma com abertura menor e por menos tempo das válvulas, para quando estiver trabalhando em baixos giros; e outra mais agressiva para entregar mais potência. Veja o vídeo abaixo (em inglês) antes que ele seja tirado do ar. O Intermot, onde deveremos finalmente ver essa e muitas outras novidades da BMW, acontece entre os dias 02 e 07 de outubro.