nova_placa_moto_brasil
Notícias

Brasil adota novas placas padrão do Mercosul

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/03/2018
  • Por: Redação

Detran, Denatran, Diário Oficial, Brasil, placa de carro, placa de moto, placa mercosul, padrão mercosul, Mercosul, nova placa, placa, legislação, trânsitoCom pelo menos dois anos de atraso, o Brasil vai adotar as placas padrão para o Mercosul ainda neste ano. De acordo com a resolução 729 do dia 06 de março, os Detrans de cada Estado têm até o dia 1° de setembro para começar a adotar o novo formato de licença para veículos novos, comprados zero quilômetro, ou para aqueles que passarem por transferência, seja ela de município ou de propriedade. Nos casos em que houver a necessidade de substituição da placa, como perda, por exemplo, também entram na nova regra. A partir de setembro, em todas essas situações mencionadas os veículos deverão receber a nova placa.

A publicação ainda frisa que a partir do primeiro dia de 2023 todos os veículos novos e usados deverão utilizar as novas placas. Na nova licença, que nas motos terá 20 cm de largura por 17 cm de altura, o fundo será branco com uma combinação de sete caracteres entre letras e números e  uma faixa azul na qual estará escrito o nome Brasil com a bandeira do País do lado direito e do Mercosul do lado esquerdo. Impressos no fundo, do lado direito, deverão estar a bandeira do Estado ao qual o veículo pertence e o Brasão da cidade logo abaixo.

As novas placas ainda vão receber um chip de identificação e, por cima de tudo, ainda vai uma película retrorrefletiva, sendo recobertas nas áreas estampadas da combinação alfanumérica e bordas com filme térmico aplicado por processo de estampagem por calor (hot stamp), contendo inscrições das palavras “MERCOSUR BRASIL MERCOSUL”.

O Diário Oficial ainda estipula que a cor dos caracteres alfanuméricos e do contorno da placa será de acordo com a categoria ao qual o veículo: preta normal para os particulares, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, verde para especiais, principalmente aqueles em teste por parte dos fabricantes e cinza para os veículos de colecionador, encerrando a tradição da placa preta. Os valores para a troca das placas serão estipulados por Estado, mas deve ficar entre R$ 120 e R$ 200.

Fotos: Divulgação/Contran

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado