A BMW Motorrad veio à Milão com uma agenda de lançamentos bastante diversificada, com o objetivo de agradar aventureiros, viajantes e até os motociclistas urbanos que procuram soluções de mobilidade mais simples. Para satisfazer os amantes de maxitrails, a marca bávara apresentou a F 750 e a F 850 GS, deixando claro que as motos são completamente novas. A começar pelo chassi monocoque, em aço, passando pela nova geometria adotada na suspensão e a nova posição do tanque de combustível. “É tudo novo em relação ao modelo anterior”, comentou Dorit Mangold, Gerente de Produto da BMW à MOTOCICLISMO.
O propulsor de dois cilindros paralelos também foi retrabalhado e traz os mesmos 853 cm, arrefecido a líquido, para ambas as motos. Na F 850 GS, ele é capaz de gerar até 95 cv de potência a 8.250 rpm, enquanto o pico de torque delcaro é de9,38 kgf.m a 6.250 giros. Na suspensão, a F 850 GS honra sua antecessora ao ter um curso mais alto, com 204 mm na dianteira e 219 na traseira. A F 850 GS foi mostrada em três versões e opções de cores: Sport, pintada em vermelho; Exclusive, na cor cinza com bengalas douradas e garupa na cor da moto; e Rallye, no tradicional branco da BMW com bengalas pretas e aos dourados nas rodas. Todas elas trazem protetores de mãos e rodas raiadas com pneus sem câmara para favorecer o uso off-road.Já na F 750 GS, o motor é capaz de gerar 77 cv de potência máxima a 7.500 rpm e o torque de 8,4 kgf.m chega mais cedo, a 6.000 giros. A nova trail média da BMW também se consolida como uma moto mais amigável para os pilotos de estatura menor, com curso de suspensão dianteira de 151 mm e traseiro de 177 mm. Segundo Dorit Mangold, essa é uma preocupação da marca. “Nós temos tentado por muitos anos tornar as motos mais acessíveis por diversos perfis de pilotos diferentes. Elas também estão mais estreitas e ainda oferecemos assentos mais baixos gratuitamente em diversos mercados”, comenta ela. A moto virá nas cores amarela ou branca na versão base e também na versão Exclusive, com pintura cinza e protetores de mão. Todas têm rodas de liga leve montadas com pneus sem câmara.
Como não poderia deixar de ser, as motos trazem uma lista considerável de itens eletrônicos de série, como controle de tração, freios ABS desligáveis e dois modos de pilotagem. Na gama de itens opcionais, estão o pacote com controle dinâmico de tração (DTC) e os modos ‘Dynamic’, ‘Enduro’ and ‘Enduro Pro’, faróis de LED e até painel TFT, antes disponível como opcional apenas na R 1200 GS.
Scooter C 400 X
Outra novidade da BMW em Milão foi o scooter C 400 X, mais uma prova do interesse da marca em expandir sua linha de produtos abaixo dos 500 cm³, já composta pela naked G 310 R
e pela trail G 310 GS. No design, o novo modelo apresenta linhas modernas e angulosas. Mas, de perto, ele não emana todo aquele requinte e sofisticação que tinham os maxiscooters C 600 Sport e C 650 GT – embora seja muito bonito, diga-se de passagem. E isso não é necessariamente algo ruim, uma vez que se mostra como uma opção em conta, que realmente se propõe a ajudar na mobilidade urbana do que servir de modelo apenas para mostrar do que a marca é capaz, inacessível para a grande maioria.
O inédito C 400 X é montado sobre um chassi tubular em aço e traz motor monocilíndrico de 350 cm³ arrefecido a líquido e com comando único no cabeçote (OHC). O propulsor é capaz de gerar até 34 cv de potência máxima a 7.500 rpm, enquanto o torque é de 3,5 kgf.m a 6.000 giros. O scooter ainda oferece freio ABS e controle de tração como itens de série e painel TFT multifuncional como opcional.
Fechando os lançamentos da BMW em Milão, estava a K 1600 Grand America, uma touring com top case e visual e mecânica herdados da bagger K 1600B, que como o próprio nome diz, é voltada especialmente ao mercado norte-americano.