Nesta semana, a subsidiária brasileira da BMW Motorrad atingiu a marca de 50 mil motocicletas produzidas no País, em sua fábrica localizada em Manaus (AM). O modelo escolhido para celebrar a conquista foi a R 1200 GS, a moto mais importante da marca no mundo – e recentemente atualizada para R 1250 GS – e que também lidera as vendas do segmento maxitrail nacional com 2 043 unidades emplacadas entre janeiro e agosto deste ano. O dado é da Fenabrave, federação que contabiliza a distribuição automotiva no Brasil.
A marca bávara começou a produzir seus modelos no Brasil em 2009, utilizando a planta da Dafra, também na capital do Amazonas. Em 2016, inaugurou sua própria planta, construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e que já recebeu por volta de R$ 60 milhões em investimentos.
Veja também:
BMW vai lançar nova S 1000 RR em Milão
Novas BMW F 750 GS e F 850 GS já têm preço no Brasil
BMW apresenta novas R 1250 GS e R 1250 RT
“A fábrica de Manaus contribuiu para a consolidação da BMW Motorrad no Brasil ao assegurar maior disponibilidade dos modelos e celeridade para atender à demanda local, sem perder de vista a qualidade dos produtos e excelências dos funcionários. Com isso, pudemos atingir esse recorde de forma sustentável”, comenta Peter Vogel, Diretor de Produção da fábrica do BMW Group em Manaus.
Dedicado totalmente à produção de motocicletas da marca alemã, o local produz, atualmente, nove modelos: R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 RR, S 1000 R, S 1000 XR, as pequenas G 310 GS e G 310 R e, mais recentemente, as maxitrail F 750 GS e F 850 GS, previstas para chegar ao mercado até o fim de 2018.
“Estamos muito orgulhosos com esse resultado e enxergamos um potencial muito grande no mercado brasileiro, apesar do atual momento econômico. Esse número é fruto de nossos investimentos em tecnologia e mão de obra especializada, focando sempre na qualidade dos nossos produtos”, afirma Alejandro Echeagaray Enkerlin, Presidente e CEO da fábrica do BMW Group em Manaus.