Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Motociclismo, cosplay, traje, Hoem de Ferro, UD Replicas, Batman, Mulher-Maravilha, Wolverine, equipamentos, Vingadores, Vingadores: Guerra Infinita, roupa, couro, proteção, Motociclismo Online, Revista Motociclismo, Iron Man, Thor, Homem-Aranha, Wolverine, Marvel, DC, Star Wars, Lucasfilm, Microsoft, Disney, Hasbro

Quando a motocicleta encontra o cosplay

Autor: Carlos Bazela


Empresa dos EUA cria trajes de altíssima qualidade e de extremo bom gosto para motociclistas ousados e fanáticos

É um pássaro? Um avião? Um homem? Essa pergunta ganhou uma nova resposta desde meados da década passada: “Não, é um motociclista!”. Quando eu era criança, as fantasias de super-heróis que existiam eram exclusivas para pessoazinhas da minha faixa etária, e, claro, com toda a imaginação infantil transbordando, tudo parecia para nós muito real. Éramos o Batman, o Homem-Aranha, o Homem de Ferro, a Mulher Maravilha, Thor e outros personagens que adorávamos. Principalmente do mundo dos quadrinhos e desenhos animados. Quem não se lembra daquelas imagens no meio dos filmes do Batman com “Bang!”, “Biff!”, “Pow!”? O Batman barrigudinho pendurado no Batcóptero com seu famoso spray anti-tubarão?

Tente mostrar uma série daquelas dos anos 1970 para um garoto dos dias de hoje. O filme vai virar comédia e motivo de escárnio por parte dos piás. Subfilme “B”, com certeza. Os tempos mudaram e com o avanço da tecnologia tudo ficou mais real. Há muito tempo, podemos acompanhar eventos de “cosplay” de sucesso absoluto. Para a turma dos anos “enta” (40, 50, 60 ou 70), “cosplay” é um termo em inglês formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (interpretação). É considerado um hobby em que os participantes se fantasiam de personagens fictícios conhecidos. Pode traduzir-se por “representação de personagem a caráter”, “disfarce” ou “fantasia” e, pasmem, existe desde 1939!

Cada ano que passa, os recursos computacionais ficam mais poderosos, e não somente o “cosplay” melhora, como os filmes de heróis. Os seus poderes absurdos podem ser produzidos em estúdio e materializados em película. Superproduções como Dr. Estranho, Homem-Aranha, Batman seriam impensáveis décadas atrás. Digo isso porque esses filmes popularizaram ainda mais os heróis. Juro que fico boquiaberto a cada filme novo a que assisto. Por mais tosco e estúpido que seja o roteiro, a expectativa é preenchida pelos efeitos e realismo nas cenas.

Mas voltemos ao cosplay, que é o assunto do qual gostaria de falar aqui. Imagine um motociclista fantasiado de herói. Faça força… Na minha mente, até pouco tempo atrás, surgia uma imagem totalmente patética. Talvez seja época de carnaval, um vivente com máscara de plástico do Homem de Ferro comprada na 25 de Março (famosa rua de lojas populares de São Paulo) sob um capacete aberto, usando bermuda e pilotando sua moto flatulenta com escapamento aberto no meio de uma avenida movimentada. Certo? Errado!

Pois é, tudo mudou na minha concepção de vestimentas de heróis e outros ícones da cultura pop quando conheci uma empresa canadense chamada UD Replicas. Para o adulto que quer vestir-se com uma fantasia sem se sentir idiota e tem uma grana extra para gastar, esse é o lugar a se visitar.

A empresa cria, produz, comercializa e distribui (sim, hoje eles enviam para o Brasil) peças de vestuário – e até acessórios, como mochilas – de alta qualidade e licenciadas. As vestimentas, impecavelmente detalhadas, como resultado de consultas diretas a estúdios e cineastas, custam por volta de mil dólares e estão provando serem colecionáveis procurados e de excelente gosto, sabido que o merchandising de filmes é frequentemente tão lucrativo quanto os filmes que inspiram os produtos.

Outrora relegados a bonecos de ação e camisetas, os produtos com temas de filmes agora têm como alvo os aficionados mais velhos e que muitas vezes são mais sofisticados. Há, por exemplo, até um perfume do Homem de Ferro, a UD Replicas encontrou um nicho de “geeks” que querem fazer mais do que apenas colocar um boneco em uma prateleira ou uma camiseta descolada.

Meticulosamente desenhada e trabalhada à mão pela UD Replicas, com orientação criativa da Marvel, a roupa para motociclistas Iron Man 2 Mark V, por exemplo, inclui uma jaqueta detalhada que recria os ângulos metálicos e cores perfeitas do original – em couro moldado em forma que possui uma textura absolutamente notável.

O uniforme de motocicleta Iron Man 2 completo inclui jaqueta, calça, botas e luvas e é vendido por aproximadamente 1 100 doletas nos Estados unidos e Canadá, valor que corresponde a quase R$ 4 mil. “Nós reproduzimos o efeito visual da armadura do Homem de Ferro”, explica David Pea, que passou quatro meses pesquisando e projetando a jaqueta para motocicleta “Iron Man 2”. “Do pescoço para baixo, cada detalhe é em couro modelado e tudo foi um fantástico desafio criativo. Cada traje de motocicleta leva vários dias para ser produzido. O do Homem de Ferro, por exemplo, incorpora um reator de arco torácico feito de material altamente refletivo e sensível à luz que brilha quando é iluminado.

O traje também carrega certificações de segurança para utilização por motociclistas. As luvas possuem kevlar antiderrapante embutido no forro de couro das palmas das mãos. Hoje, a lista de personagens é enorme, desde ícones de ficção científica, passando por heróis da Marvel e DC e ícones da Warner Bros., Disney, Hasbro, Livenation, Microsoft e da Lucasfilm, até os músicos da banda KISS. O traje motociclístico do Wolverine, por exemplo, é um dos mais procurados, tanto que até esgotou (é, eu gostaria de um desses também), assim como o do Capitão América. Aliás, eu recomendo uma visita ao site da UD Replicas, mas, antes, peça para alguém esconder seu cartão de crédito. Senão, pode ser desastroso.

Motociclismo, cosplay, traje, Hoem de Ferro, UD Replicas, Batman, Mulher-Maravilha, Wolverine, equipamentos, Vingadores, Vingadores: Guerra Infinita, roupa, couro, proteção, Motociclismo Online, Revista Motociclismo, Iron Man, Thor, Homem-Aranha, Wolverine, Marvel, DC, Star Wars, Lucasfilm, Microsoft, Disney, Hasbro
Até a franquia Star Wars está no catálogo da UD Replicas

Texto: Roberto Severo
Fotos: Divulgação

Comentários


error: Content is protected !!