Nos dois primeiros dias da 20ª edição do MotoCheck-Up, evento que teve início na segunda-feira (15), realizado pela Abraciclo em parceria com a CET e a Prefeitura de São Paulo, aproximadamente 2 mil motos já receberam checagem gratuita de 21 itens mecânicos e de segurança. A previsão da Abraciclo é que  5 mil motociclistas devem passar pelo local até as 16h da sexta-feira, dia 19, quando se encerra o evento.

Motociclistas agrupados na entrada do Motocheck-Up, na capital paulista

Ao chegar ao local, na Marginal Tietê, nos baixos da Ponte Governador Orestes Quércia, a “Estaiadinha”, no lado oposto ao Parque Anhembi, o motociclista responde a uma rápida pesquisa e, depois, é encaminhado para a checagem mecânica do veículo. Após esta etapa, tem a oportunidade de verificar demonstrações de como realizar corretamente a frenagem e assiste a uma palestra sobre pilotagem segura, com abordagens sobre “pontos cegos” e dicas importantes para evitar acidentes. No fim das atividades, recebe um vale para troca gratuita de óleo. Todo o circuito leva cerca de 20 minutos.

“O objetivo desta ação é promover a conscientização sobre a condução responsável, sempre visando a segurança dos motociclistas”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Levantamento da Abraciclo mostra que o freio traseiro é o item que lidera as estatísticas de necessidade de reparo e/ou substituição nas motocicletas, seguido da relação (transmissão) e freio dianteiro.

No histórico de 19 edições, o freio traseiro é o item irregular mais detectado na análise

O MotoCheck-Up é uma das ações que estão sendo realizadas pela Abraciclo neste mês em função do Maio Amarelo. Durante este período, a entidade promove também outras atividades que buscam a conscientização para a segurança do motociclista, como as blitz educativas nas principais vias que dão acesso às marginais Pinheiros e Tietê.

 A ação contempla a avaliação gratuita das condições mecânicas de 21 itens da moto e demonstra, na prática, como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Para completar, acontece também a distribuição de brindes aos motociclistas participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo da moto.

Vale ressaltar que a ação não tem caráter de fiscalização, sendo destinada à conscientização dos motociclistas sobre a importância da condução segura. Compareça com sua moto neste evento, participe! 

Veja Também