O espanhol Marc Márquez trouxe mais uma vitória para a conta da Honda no último domingo ao subir no ponto mais alto do pódio do Grande Prêmio das Américas, realizado em Austin, no Estado norte-americano do Texas. Maverick Viñales da Yamaha foi o segundo e Andrea Iannone, da Suzuki, o terceiro. Com o resultado, Márquez está a apenas um ponto de distância do líder do campeonato, Andrea Dovizioso da Ducati, que foi o quinto colocado no GP das Américas. Valentino Rossi, companheiro de Viñales, foi o quarto.
“Acho que nunca na minha carreira tive uma corrida como essa. Com tanto esforço tanto desde a primeira volta”, disse Márquez. Mas o grande esforço mesmo veio de seu companheiro de equipe, Dani Pedrosa, que cravou um sétimo lugar logo após uma cirurgia do pulso, feita para tratar uma fratura no rádio, sofrida no GP da Argentina. “Tomei alguns analgésicos para aliviar um pouco a dor e isso me ajudou a focar mais, mas ainda não tenho muita força”, disse ele, comentando ainda o quanto a pista do Texas exige fisicamente dos pilotos e que sua vitória foi terminar prova. “Estou mais do que satisfeito em terminar a prova e marcar alguns pontos”, finalizou Pedrosa.
Mas, se Iannone está mostrando que ainda pode fazer muito pela marca japonesa, o espanhol segue complicado na Ducati. “Pra mim foi uma corrida para esquecer, estou muito triste e desapontado”, disse Lorenzo após seu décimo primeiro lugar. “Espero que a partir de Jerez nós consigamos reverter essa maré negativa”, finalizou Jorge Lorenzo, que está em décimo sexto no campeonato.
A Corrida de ontem ainda teve bastante emoção, uma vez que a bandeirada foi feita com as cores da bandeira norte-americana e o número 69 de Nicky Hayden, que morreu no ano passado após ser atropelado enquanto andava de bicicleta na Itália. A curva 18 do circuito também foi rebatizada de Hayden Hill em honra ao piloto, que na época do seu falecimento, competia o Mundial de Superbike. O Mundial de Motovelocidade segue agora para a Europa, onde acontece o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Jerez de La Frontera.
Classificação Mundial – MotoGP (10 primeiros)
- Andrea Dovizioso / Ducati – 46 pontos
- Marc Márquez / Honda – 45 pontos
- Maverick Viñales / Yamaha – 41 pontos
- Cal Crutchlow / LCR Honda – 38 pontos
- Johann Zarco / Yamaha Tech 3 – 38 pontos
- Andrea Iannone / Suzuki – 31 pontos
- Valentino Rossi / Yamaha – 29 pontos
- Jack Miller / Pramac Ducati – 26 pontos
- Tito Rabat / Avintia Ducati – 22 pontos
- Danilo Petrucci / Pramac Ducati – 21 pontos