Em um fim de semana de calor e sol, com mais de 90 mil pessoas no circuito de Sachsenring, foi realizada o GP da Alemanha, nona etapa da temporada 2018 do Mundial de Motovelocidade. Marc Marquez, atual campeão da categoria e líder na classificação, chegou com o histórico de oito poles position e oito vitórias no circuito alemão, então era o favorito absoluto a mais uma vitória.
No classificatório, o piloto Honda confirmou o favoritismo com mais uma pole e quebrou o recorde de volta mais rápida, que era dele mesmo, cravado em 2015; dividindo a primeira fila com Danilo Petrucci e Jorge Lorenzo. Na corrida, como de costume, Lorenzo largou bem e assumiu a ponta, seguido por Petrucci, Rossi e Marquez. Alex Rins, da Suzuki, largou mal, caiu para o fim do grupo e, ainda na primeira volta, caiu após contato com Bradley Smith, da KTM. Fim de prova para os dois pilotos.
Abrindo 17 voltas para o fim (de 30 no total), Marquez passou o piloto Ducati e começou a abrir uma vantagem segura. Lorenzo errou em uma curva e Rossi o passou também. Ficou muito clara a perda de desempenho de Lorenzo, pela escolha do pneu macio na dianteira, perdendo posição quando faltavam cinco voltas para o fim também para Petrucci, Maverick Viñales e Alvaro Bautista (que fez ótima prova com a Ducati satélite da equipe Angel Nieto).
Faltando duas voltas, enquanto Marquez e Rossi seguiam seguros e isolados em suas posições, Viñales conseguiu seu lugar no pódio passando Petrucci. Fim de prova. Marquez venceu pela quinta vez no ano, a nona consecutiva na pista de Sachsenring. Rossi teve seu melhor resultado no ano, pela primeira vez em segundo lugar e a Yamaha, que já está há um ano sem vencer na MotoGP, fez dobradinha no pódio com Viñales, que não fez questão de esconder que a moto ainda tem muitos problemas de eletrônica, nas declarações pós-corrida.
Falando em pós-corrida, os efeitos do GP da Argentina ainda parecem estar no ar, pois os pilotos Yamaha e Marquez não se cumprimentam no pódio e nem na coletiva após a prova. Triste.
Na classificação, Marquez segue líder, com 165 pontos, Rossi em segundo tem 119 pontos (uma diferença de 46 pontos) e Viñales está em terceiro com 109 pontos. O campeonato entra agora em sua pausa anual e volta só em 05 de agosto, com o GP da República Checa, em Brno. Até lá!
Texto: Marcelo Barros
Fotos: Honda e Yamaha