Depois de uma semana, o Rally Dakar 2019, que acontece no Peru, está atualmente na sua sétima etapa, disputada entre Arequipa e San Juan de Marcona. Entre as motos, o destaque vai o norte-americano Ricky Brabec, da Honda, que assume a ponta na categoria, um feito que poucos norte-americanos conseguiram.
“Sou líder do Dakar, um dos poucos norte-americanos a ter conseguido isso – no passado Robby Gordon e Danny Laporte ocuparam esta posição. Isto é honroso e me deixa muito orgulhoso. A luta pela vitória será entre muitos pilotos, e com o passar dos dias o duelo ficará cada vez mais acirrado. Eu e Kevin Benavides estamos entre os candidatos a vencer e mesmo sendo companheiros no Monster Energy Honda Team a conquista final exigirá uma boa batalha entre nós até a linha de chegada”, disse Brabec.
Veja também:
Rally Dakar 2019 começa no Peru
Rally Dakar 2019 será disputado apenas no Peru
Rally Dakar 2018 termina com brasileiros no pódio
O chileno Pablo Quintanilla, da Husqvarna, que liderava a categoria até a sexta etapa, segue com o sonho de vencer no Dakar. “Não é segredo que meu sonho é vencer o Dakar. Eu ainda sinto falta dele no meu currículo”, comentou Quintanilla, que agora caiu para quinto na classificação geral das motos.
Brasileiros no Top 10 dos UTV
Já entre os UTV os brasileiros seguem competitivos no Rali. Após a sexta etapa (os resultados da sétima ainda não saíram) Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin estão em terceiro no ranking geral da categoria com a missão de buscar a primeira colocação da dupla de espanhóis Gerard Farres Guell e Daniel Oliveras Carreras. Os russos Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk estão em segundo.
Mais abaixo na tabela, os brasileiros fecham os dez melhores colocados da categoria. Começando com Lourival Roldan, que faz dupla com o português Miguel Jordão e ocupa o oitavo lugar. Marcos Baumgart e Kleber Cincea seguem em nono seguidos por Cristian Baumgart e Beco Andreotti. Disputada unicamente no Peru, a edição 2019 do rali mais importante do mundo termina no dia 17 de janeiro com a etapa entre Pisco e Lima, depois de percorrer mais de cinco mil quilômetros.
Fotos: Honda, Husqvarna e Victor Eleuterio