BMW, Digital Day, impressora 3D, motos, carros, Mini Yours, 5G, S 1000 RR, Espanha, Suzuki, conectividade, 2019, marca bávara, Motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online
Notícias

BMW mostra chassi de S 1000 RR feito em impressora 3D

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/04/2018
  • Por: Redação

BMW, Digital Day, impressora 3D, motos, carros, Mini Yours, 5G, S 1000 RR, Espanha, Suzuki, conectividade, 2019, marca bávara, Motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo OnlineA BMW realizou nesta semana na Espanha, o Digital Day, congresso interno onde diversas áreas da companhia se reuniram para mostrar o quanto eles ainda podem crescer em termos de tecnologia para meios de comunicação e até processos fabris no futuro. Entre as diversas ideias apresentadas, uma que está chamando a atenção de todo mundo é um chassi e balança fetos para a S 1000 RR em impressora 3D. A peça mostrada ainda trazia as rodas, todo o conjunto de suspensão dianteiro e traseiro além do motor tetracilíndrico em linha de 999 cm³, para mostrar a durabilidade do conjunto.

De construção parecida com as estruturas em treliça, o quadro e a balança trazem as formas orgânicas características desse tipo de processo e mostram que os processos de fabricação não param de evoluir. A marca não revelou mais detalhes como o tempo estimado de produção ou mesmo o material que foi empregado. E, ao que tudo indica, ainda é cedo para pensar em utilizar o processo como padrão, mas a BMW mostra que isso pode se tornar realidade em breve. Outro exemplo de aplicação para as impressoras 3D pode ser o de peças para reposição, como fez um motociclista do Reino Unido, ao ver que algumas peças de sua Suzuki já não eram mais fáceis deachar no mercado.

BMW, Digital Day, impressora 3D, motos, carros, Mini Yours, 5G, S 1000 RR, Espanha, Suzuki, conectividade, 2019, marca bávara, Motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online

Hoje, a BMW já emprega a tecnologia em escala menor para produzir pequenas peças de customização para o Mini Yours, que são escolhidas pelo cliente. Segundo o comunicado da marca bávara, um dos ganhos significantes da impressão 3D é que a peça fica pronta rapidamente, uma vez que os dados mais relevantes do design são fornecidos.

No Digital Day, a BMW ainda discutiu soluções para deixar seus veículos mais seguros utilizando padrões de conectividade que estão para se torna populares, como o 5G e que vão servir para comunicar acidentes e problemas de via em tempo real para motoristas ou pilotos. A marca alemã estima que esse sistema já será disponibilizado em seus veículos em 2019 e logo deveremos ter detalhes de como funcionará nas motos.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado